约书亚记 18 – CCB & OL

Chinese Contemporary Bible (Simplified)

约书亚记 18:1-28

其余土地的分配

1征服了这些地方以后,以色列全体会众都聚集在示罗,把会幕设立在那里。 2这时,以色列还有七个支派没有分到产业。 3约书亚对他们说:“你们等到什么时候才去占领你们祖先的上帝耶和华赐给你们的土地呢? 4你们每支派要派出三个人,我要差他们去侦察,按各支派应得的土地绘制地图,然后回来禀告我。 5他们要把土地划分作七份。犹大要留在南部自己的领土上,约瑟家族要留在北部自己的领土上。 6你们把这七份土地绘成地图交给我,我要在我们的上帝耶和华面前为你们抽签。 7你们当中的利未人没有份,因为做耶和华的祭司这职任就是他们的产业。至于迦得支派、吕便支派和玛拿西半个支派,摩西已把约旦河东的土地分给他们了。”

8那些画地图的人启程出发的时候,约书亚嘱咐他们说:“你们要走遍那里,绘制地图,然后回来禀告我,我要在示罗,在耶和华面前为你们抽签。” 9于是,他们走遍那里,把所有城邑分作七份,绘在册上,然后回到示罗约书亚10约书亚便在示罗按照以色列的支派,在耶和华面前为他们抽签分地。

便雅悯支派分到的土地

11便雅悯支派按宗族抽签分到的领土,坐落在犹大约瑟支派的领土之间。 12他们北部的边界从约旦河起,沿耶利哥北面的山坡直上,往西穿过山区,直到伯·亚文的旷野; 13从那里经路斯,即伯特利南面山坡到下·和仑南面山区的亚他绿·亚达14西面的边界自伯·和仑对面山的西侧向南直到犹大人的基列·巴力,即基列·耶琳15南部边界从基列·耶琳的边界开始向西直到尼弗多亚的水泉, 16又往下到欣嫩子谷对面的山麓,也就是利乏音谷北边,然后往南,经欣嫩谷到耶布斯山南部,直到隐·罗结17然后,向北先后到隐·示麦亚都冥山坡对面的基利绿吕便的儿子波罕所立的大石, 18以及亚拉巴的对面,再往北下到亚拉巴19又沿着伯·曷拉的北面直到盐海的北岸,也就是约旦河的南部河口。这是南部的边界。 20东面以约旦河为界。这是便雅悯人按宗族分到的土地和四周的边界。

21以下是便雅悯支派按宗族分到的城邑:耶利哥伯·曷拉伊麦·基悉22伯·亚拉巴西玛莲伯特利23亚文巴拉俄弗拉24基法·阿摩尼俄弗尼迦巴,共十二座城及其附近的乡村。 25还有基遍拉玛比录26米斯巴基非拉摩撒27利坚伊利毗勒他拉拉28洗拉以利弗耶布斯——即耶路撒冷基比亚基列,共十四座城及其附近的乡村。

这就是便雅悯各宗族所分到的土地。

O Livro

Josué 18:1-28

A divisão do resto do território

1-2Depois da conquista, apesar de sete das tribos de Israel ainda não terem tomado posse e conquistado totalmente a terra que Deus lhes deu, todo o povo se juntou em Silo para montar a tenda do encontro.

3Josué perguntou-lhes: “Quanto tempo vão ainda esperar para expelirem as gentes que vivem na terra que o Senhor, Deus dos vossos antepassados, vos deu? 4Selecionem três homens de cada tribo e enviá-los-ei para explorarem o território ainda não conquistado, e depois fazerem um relatório quanto à sua extensão e divisões naturais, para que possa reparti-la por vocês. 5Esses exploradores dividirão o território em sete partes, deixando a sul Judá com os seus territórios e a parte de José também com os seus territórios, a norte. 6De seguida, lançarei sortes, diante do Senhor, nosso Deus, para decidir quais as partes que caberão a cada tribo. 7Contudo, lembrem-se que os levitas não deverão receber terra alguma; eles são sacerdotes do Senhor. Essa é a parte maravilhosa que lhes é atribuída. Além disso, as tribos de Gad, de Rúben e a meia tribo de Manassés também não poderão receber mais nenhuma terra, visto que tiveram o seu quinhão na margem leste do Jordão, onde Moisés lhes prometeu que poderiam estabelecer-se.”

8E foi assim que os batedores partiram para estabelecerem uma carta de toda a terra e trazerem um relatório a Josué. Só depois, aqui em Silo, o Senhor concederia as diversas secções da terra às tribos, lançando-se sortes. 9Os homens fizeram como lhes tinha sido dito e dividiram o território em sete secções, estabelecendo uma lista das cidades que havia em cada secção. Depois vieram ter com Josué ao campo de Silo.

10Ali no tabernáculo em Silo o Senhor mostrou a Josué, tirando à sorte na presença do Senhor, a que tribo calhava cada secção.

O território de Benjamim

11O território cedido às famílias da tribo de Benjamim ficou entre a terra atribuída às tribos de Judá e de José.

12A linha de demarcação a norte começava no rio Jordão, seguia até ao norte de Jericó e depois infletia para ocidente, através da zona das colinas e do deserto de Bete-Aven. 13Dali a linha descia para sul até Luz, também chamada Betel, e prosseguia até Atarote-Adar, na terra de colinas a sul de Bete-Horom de Baixo.

14Ali a demarcação voltava de novo para o sul, passando a montanha perto de Bete-Horom, e terminava na localidade de Quiriate-Baal, também chamada, por vezes, Quiriate-Jearim, uma das cidades da tribo de Judá. Era esta a linha de separação a ocidente.

15A linha que balizava a sul corria desde o limite de Quirate-Baal, passava sobre o monte Efrom, até às fontes de Neftoa, 16descia até à base da montanha, que ladeia o vale de Ben-Hinom, e que está a norte do vale de Refaim. Dali continuava através do vale de Hinom, atravessava a sul os campos da velha cidade de Jerusalém, onde viviam os jebuseus, e continuava para baixo, para En-Rogel. 17De En-Rogel a linha divisória voltava para nordeste até En-Semes, continuando até Gelilote, que está defronte da falésia de Adumim. Depois descia até à rocha de Boã, o que era filho de Rúben, 18correndo depois ao longo do limite norte de Arabá; 19ao descer para o sul passava por Bete-Hogla e terminava na baía norte do mar Salgado, que é onde desagua o rio Jordão.

20A baliza oriental era constituída pelo próprio rio Jordão.

Esta foi a terra conferida à tribo de Benjamim.

21As seguintes cidades estavam incluídas no território de que tomou posse:

Jericó, Bete-Hogla, Emeque-Queziz, 22Bete-Arabá, Zemaraim, Betel, 23Avim, Pará, Ofra, 24Quefar-Amonai, Ofni, Geba. Ao todo, doze cidades com as suas aldeias.

25Gibeão, Ramá, Beerote, 26Mizpá, Cafira, Moza, 27Requem, Irpeel, Tarala, 28Zela, Elefe, Jebus, ou seja Jerusalém, Gibeá e Quiriate. No total, catorze cidades com as suas aldeias.

Todas estas cidades e as localidades dos arredores foram dadas à tribo de Benjamim.