尼希米記 10 – CCBT & OL

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

尼希米記 10:1-39

在約上蓋印的人

1在上面蓋印的有哈迦利亞的兒子尼希米省長,以及西底迦

2祭司有西萊雅亞撒利雅耶利米3巴施戶珥亞瑪利雅瑪基雅4哈突示巴尼瑪鹿5哈琳米利末俄巴底亞6但以理近頓巴錄7米書蘭亞比雅米雅民8瑪西亞璧該示瑪雅

9利未人有亞散尼的兒子耶書亞希拿達的子孫賓內甲篾10以及他們的弟兄示巴尼荷第雅基利他毗萊雅哈難11米迦利合哈沙比雅12撒刻示利比示巴尼13荷第雅巴尼比尼努

14民眾首領有巴錄巴哈·摩押以攔薩土巴尼15布尼押甲比拜16亞多尼雅比革瓦伊亞丁17亞特希西迦押朔18荷第雅哈順比賽19哈拉亞拿突尼拜20抹比押米書蘭希悉21米示薩別撒督押杜亞22毗拉提哈難亞奈雅23何細亞哈拿尼雅哈述24哈羅黑毗利哈朔百25利宏哈沙拿瑪西雅26亞希雅哈難亞南27瑪鹿哈琳巴拿

約的內容

28其餘的民眾、祭司、利未人、殿門守衛、歌樂手、殿役和所有與外族人隔離以便遵從上帝律法的人,以及他們的妻子和兒女等所有能夠明白的人, 29都跟隨他們的貴族同胞起誓要謹遵上帝藉祂僕人摩西頒佈的律法,遵守我們的主耶和華的一切誡命、典章和律例。 30我們不將女兒嫁給當地的人,也不為兒子娶當地的女子。 31如果這地方的居民在安息日或其他聖日帶來貨物和五穀要賣給我們,我們必不購買。我們每逢第七年必不耕種,也必不追討債務。

32我們為自己定下律例,每人每年捐獻四克銀子,供我們上帝的殿使用, 33以支付供餅、日常獻的素祭和燔祭,安息日、朔日10·33 朔日」即每月初一。和其他節期所獻的聖物,為以色列人獻上的贖罪祭,以及我們上帝殿中的各項費用。 34我們的祭司、利未人和民眾抽籤,決定每年哪一族要在指定的時間把獻祭時所需用的木材帶到我們上帝的殿裡,按照律法的規定燒在我們的上帝耶和華的壇上。 35我們把每年地裡初熟的物產和各種樹上初熟的果子獻到耶和華的殿裡。 36我們按照律法的規定獻上我們的長子和頭胎的牛羊,把他們帶到我們上帝的殿中,交給在那裡供職的祭司。 37我們把上好的麵團、舉祭、各樣果子、新酒和新油交給祭司,收進我們上帝殿的庫房裡,並把我們地裡收成的十分之一交給利未人,這是他們在我們所有城邑的出產中當收取的份。 38利未人收取十分之一的時候,要有亞倫子孫中的一位祭司陪同,利未人要從這十分之一中抽出十分之一帶到我們上帝的殿中,收進庫房裡。 39以色列人和利未人要將這些五穀、新酒和新油作為舉祭帶到收藏聖所器皿的地方,即供職的祭司、殿門守衛和歌樂手所住的房子。這樣,我們便不會忽略我們上帝的殿。

O Livro

Neemias 10:1-39

1Neemias, filho de Hacalias, o governador, assinou este texto.

Os outros que assinaram foram:

Zedequias, 2Seraías, Azarias, Jeremias;

3Pasur, Amarias, Malquias;

4Hatus, Sebanias, Maluque;

5Harim, Meremote, Obadias;

6Daniel, Ginetom, Baruque;

7Mesulão, Abias, Miamim;

8Maazias, Bilgai, Semaías. Todos estes eram sacerdotes.

9Os levitas que assinaram foram:

Jesua, filho de Azanias, Binuí, filho de Henadade, Cadmiel;

10Sebanias, Hodias, Quelita, Pelaías, Hanã;

11Mica, Reobe, Hasabias;

12Zacur, Serebias, Sebanias;

13Hodias, Bani, Beninu.

14Os líderes políticos que assinaram foram:

Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani;

15Buni, Azgade, Bebai;

16Adonias, Bigvai, Adim;

17Ater, Ezequias, Azur;

18Hodias, Hasum, Bezai;

19Harife, Anatote, Nebai;

20Magpias, Mesulão, Hezir;

21Mesezabel, Zadoque, Jadua;

22Pelatias, Hanã, Anaías;

23Oseias, Hananias, Hassube;

24Haloés, Pilha, Sobeque;

25Reum, Hasabna, Maaseias;

26Aías, Hanã, Anã;

27Maluque, Harim, Baaná.

28Estes assinaram em nome de toda a nação, do povo comum, sacerdotes, levitas, porteiros, cantores do coro, auxiliares do templo e de todos os outros homens com suas mulheres, filhos e filhas, com idade para compreender o ato que realizavam, e que se tinham separado dos povos gentios da terra, a fim de obedecerem à Lei de Deus. 29Todos aderimos firmemente a este compromisso, aceitando o castigo do Senhor, nosso Deus, se não obedecêssemos à Lei que ele ordenou através do seu servo Moisés.

30Concordámos igualmente em não deixar as nossas filhas casarem com homens que não fossem judeus, nem os nossos filhos casarem com mulheres não fossem judias.

31Aceitámos ainda que, se a gente pagã da terra viesse vender-nos cereais ou qualquer outro produto num sábado ou noutro dia dedicado a Deus, recusaríamos fazer negócio. Também não deveríamos realizar qualquer obra durante o sétimo ano, e deveríamos cancelar as dívidas que os nossos irmãos judeus tivessem para connosco.

32Da mesma maneira, concordámos em impor uma taxa anual para o templo, para que nunca ali faltassem meios financeiros; 33pois tinham necessidade de fornecimentos do pão especial da presença, assim como de cereais para as ofertas de alimentos, para as ofertas dos sábados, luas novas e festividades anuais. Precisávamos ainda de comprar tudo o que era necessário para o serviço do templo e para a expiação de Israel.

34Também tirámos à sorte quem, em alturas regulares durante o ano, de entre as famílias dos sacerdotes, levitas e chefes deveria fornecer lenha para os holocaustos no altar do Senhor, nosso Deus, requeridos pela Lei.

35Reconhecemos a necessidade de trazer as primeiras novidades da terra ao templo, fossem cereais ou frutos das nossas árvores.

36Aceitámos dedicar a Deus os nossos filhos mais velhos e as primeiras crias do gado, manadas e rebanhos, tal como a Lei exige, que apresentaríamos aos sacerdotes que administram no templo do nosso Deus.

37Armazenaríamos todos os produtos no templo do nosso Deus, o melhor das nossas searas e outras contribuições, os primeiros frutos, o vinho novo e o primeiro azeite. Prometemos trazer aos levitas os dízimos de tudo o que a nossa terra produzisse, pois os levitas estavam encarregados de recolher os dízimos em todas as localidades rurais. 38Haveria um sacerdote, um descendente de Aarão, que acompanharia os levitas nessa coleta regular, e que receberia depois os dízimos de toda essa recolha, para serem entregues no templo e armazenados em câmaras próprias. 39É que a Lei requeria que tanto o povo como os levitas trouxessem estas ofertas de cereais, de vinho novo e de azeite ao templo e as colocassem em reservatórios consagrados para uso dos sacerdotes, porteiros e cantores do coro.

Concordámos, assim, em não negligenciar o templo do nosso Deus.