列王紀上 15 – CCBT & OL

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

列王紀上 15:1-34

亞比央做猶大王

1尼八的兒子耶羅波安王執政第十八年,亞比央登基做猶大王, 2他在耶路撒冷執政三年,母親是押沙龍的女兒瑪迦

3亞比央和他父親一樣作惡多端,沒有像他祖先大衛一樣忠於他的上帝耶和華。 4但他的上帝耶和華因為大衛的緣故,仍然讓他兒子在耶路撒冷繼位,使耶路撒冷堅立。 5除了烏利亞事件以外,大衛一生都做耶和華視為正的事,沒有違背耶和華的任何命令。

6羅波安耶羅波安之間常有戰事,一直延續到亞比央王朝。 7亞比央耶羅波安之間也常有戰事。亞比央其他的事及其一切所作所為都記在猶大的列王史上。 8亞比央與祖先同眠後葬在大衛城,他兒子亞撒繼位。

亞撒做猶大王

9耶羅波安以色列王第二十年,亞撒登基做猶大王, 10他在耶路撒冷執政四十一年。他祖母是押沙龍的女兒瑪迦11亞撒效法他祖先大衛,做耶和華視為正的事。 12他從國中驅逐了男廟妓,清除了他祖先製造的一切神像。 13亞撒還廢除了他祖母瑪迦的太后之位,因為她造了可憎的亞舍拉神像。亞撒把她的神像砍倒,放在汲淪溪燒掉。 14雖然他沒有拆毀邱壇,但他一生忠於耶和華。 15他又把他父親和他自己所獻上的金銀和器皿都帶到耶和華的殿裡。

16亞撒以色列巴沙之間常有爭戰。 17以色列巴沙上來攻打猶大,他修築拉瑪城,企圖隔斷猶大亞撒與外界的聯繫。 18於是,亞撒把耶和華殿裡和王宮庫房裡剩餘的金銀交給臣僕,派他們送給大馬士革亞蘭王,即他伯利們的兒子、希旬的孫子便·哈達,說: 19「我們之間應立盟約,像我們的父親之間立約一樣,現在奉上金銀為禮,請你取消與以色列巴沙立的盟約。這樣,他就會從我境內退兵。」 20便·哈達接受了亞撒王的提議,派將領攻打以色列的城邑,攻佔了以雲亞伯·伯·瑪迦基尼烈全境和拿弗他利全境。 21巴沙聞訊,就停止修築拉瑪,退回得撒去了。 22亞撒王令全國的猶大人出動,將巴沙修築拉瑪城的石頭和木材搬走,用來修建便雅憫迦巴米斯巴23亞撒其他的事蹟、功業和他興建的城邑都記在猶大的列王史上。亞撒年老的時候,患了腳疾。 24他與祖先同眠後,葬在大衛城他的祖墳裡。他兒子約沙法繼位。

拿答做以色列王

25亞撒猶大王第二年,耶羅波安的兒子拿答登基做以色列王,執政兩年。 26拿答像他父親一樣作惡多端,行耶和華視為惡的事,使以色列人陷入罪中。 27-28亞撒猶大王第三年,拿答以色列軍圍攻非利士基比頓城時,以薩迦支派亞希雅的兒子巴沙叛變,殺了拿答,篡位稱王。 29巴沙一做王,立刻誅殺耶羅波安全家,無一倖免,應驗了耶和華藉祂僕人——示羅亞希雅所說的話。 30這是因為耶羅波安犯罪,並使以色列人陷入罪中,惹以色列的上帝耶和華發怒。 31拿答其他的事及其一切所作所為都記在以色列的列王史上。 32亞撒以色列巴沙執政期間,雙方常常爭戰。

巴沙做以色列王

33猶大亞撒執政第三年,亞希雅的兒子巴沙得撒登基做以色列王,執政二十四年。 34他步耶羅波安的後塵,做耶和華視為惡的事,使以色列人陷入罪中。

O Livro

1 Reis 15:1-34

Abias rei de Judá

(2 Cr 13.1-2; 13.22–14.1)

1-2Abias começou o seu reinado de apenas 3 anos, como rei de Judá, em Jerusalém, 18 anos após o início do reinado de Jeroboão, filho de Nebate, rei de Israel. A mãe de Abias chamava-se Maacá e era filha de Absalão.

3Pecou ainda mais do que o seu pai; o seu coração não foi reto para com o Senhor, seu Deus, como tinha sido o do rei David. 4Apesar do pecado de Abias, o Senhor lembrou-se do amor que tinha por David e não fez terminar a sua linhagem real. 5Porque David obedecera ao Senhor durante todo o tempo da sua vida, exceto naquele assunto de Urias, o hitita.

6Durante o reinado de Roboão continuou a haver guerra entre ele e Jeroboão. 7O resto da história deste reinado está relatado no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Abias e Jeroboão guerrearam entre si. 8Quando morreu, Abias foi enterrado em Jerusalém e o seu filho Asa sucedeu-lhe no trono.

Asa rei de Judá

(2 Cr 14.2-3; 15.16–16.6, 11-14)

9Asa tornou-se rei de Judá, em Jerusalém, 20 anos depois de Jeroboão ter começado a reinar sobre Israel. 10Reinou 41 anos. A sua avó era Maacá, filha de Absalão.

11Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, à semelhança do seu antepassado David. 12Expulsou do país os que praticavam a prostituição e mandou retirar todos os ídolos que os seus antepassados mandaram fazer. 13O rei Asa retirou à sua avó Maacá a distinção de rainha-mãe, por ter sido ela quem fizera o abominável ídolo de Achera; destruiu esse ídolo desprezível, despedaçou-o e queimou-o, deitando as cinzas no ribeiro de Cedron. 14Contudo, não foram removidos os santuários pagãos sobre as colinas, apesar do coração de Asa se manter fiel ao Senhor todo o tempo da sua vida. 15Tornou a trazer para o templo as taças e as bacias de prata e de ouro que o seu pai tinha consagrado ao Senhor.

16Houve guerra permanente entre o rei Asa de Judá e o rei Bacha de Israel. 17O rei Bacha de Israel declarou-lhe guerra e construiu a fortaleza de Ramá, a fim de poder controlar a estrada de acesso a Judá.

18Asa juntou toda a prata e ouro que ficara no templo do Senhor e no palácio real e entregou tudo aos líderes do seu reino, para levarem a Damasco como presente ao rei de Aram, Ben-Hadade, filho de Tabrimom e neto de Hezion, com esta mensagem: 19“Vamos renovar a aliança que existia entre o teu pai e o meu. Mando-te prata e ouro para te convencer a quebrares a aliança com Bacha, rei de Israel, para que me deixe tranquilo.”

20Ben-Hadade aceitou a proposta de Asa e mobilizou o seu exército com o fim de atacar Israel. Destruiu Ijom, Dan, Abel-Bete-Maacá, toda a Quinerete e todas as povoações de Naftali. 21Ouvindo o que acontecera, Bacha suspendeu os trabalhos que estava a fazer na fortaleza de Ramá e voltou para Tirza. 22O rei Asa fez circular em Judá uma proclamação pedindo a todos os homens, sem exceção, que viessem ajudar a deitar abaixo as construções de pedra e madeira. Essas pedras e madeiras foram usadas para construir Geba, em Benjamim, e a cidade de Mizpá.

23O resto dos feitos de Asa, as suas conquistas e feitos e os nomes das povoações que mandou construir, estão escritos no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. Na sua velhice o rei começou a padecer dos pés. 24Quando morreu foi sepultado no cemitério real na Cidade de David. O seu filho Jeosafá tornou-se o novo rei de Judá.

Nadabe rei de Israel

25Entretanto, em Israel, Nadabe, filho de Jeroboão, tornara-se rei. Reinou durante 2 anos, começando a reinar no segundo ano do reinado de Asa, rei de Judá. 26Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor. À semelhança do seu pai, adorou muito ídolos e levou Israel a pecar.

27Foi então que Bacha, filho de Aías da tribo de Issacar, conspirou contra Nadabe e o assassinou, quando com o exército de Israel estava a sitiar a cidade filisteia de Gibetom.

Bacha rei de Israel

28Assim, Bacha substituiu Nadabe como rei de Israel, em Tirza, durante o terceiro ano do reinado de Asa, rei de Judá. 29Imediatamente mandou matar todos os descendentes do rei Jeroboão, não tendo ninguém da família real ficado com vida, tal como o Senhor dissera que haveria de acontecer, quando falou por intermédio de Aías, o profeta de Silo. 30Isto aconteceu porque Jeroboão acendeu a ira do Senhor, o Deus de Israel, pecando e levando o resto de Israel a pecar. 31Outros acontecimentos do reinado de Nadabe estão registados no Livro das Crónicas dos Reis de Israel. 32Houve sempre guerra entre o rei Asa de Judá e o rei Bacha de Israel.

33No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Bacha, filho de Aías, tornou-se rei sobre Israel em Tirza, e reinou durante 24 anos. 34Mas todo esse tempo fez o que era mau aos olhos do Senhor. Seguiu os maus caminhos de Jeroboão, levando Israel a pecar.