以賽亞書 29 – CCBT & OL

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

以賽亞書 29:1-24

耶路撒冷被圍

1耶和華說:「亞利伊勒29·1 亞利伊勒」在此處用來指錫安/耶路撒冷,2節、7節同。亞利伊勒

大衛安營的城啊!

你有禍了!

儘管你年復一年地守節期,

2我還是要叫你受苦。

你必悲傷哀號,

在我面前成為一座祭壇。

3我必把你團團圍住,

屯兵圍困你,

修築高臺攻打你。

4你必一敗塗地,

躺在塵土中說話,

你細微的聲音從土中傳來,

好像地下幽靈的聲音。

你耳語般的低聲從土中傳來。

5但你的眾仇敵必像纖細的塵埃一樣消散,

眾多的殘暴之徒必如被風颳去的糠秕。

突然,刹那之間,

6萬軍之耶和華必帶著雷轟、地震、巨響、旋風、暴風和烈火來臨。

7攻打、圍困耶路撒冷及其堡壘的各國軍隊必如夢幻,

如夜間的異象一樣消失。

8他們好像饑餓的人夢中吃飯,

醒來仍然饑餓;

像口渴的人夢中喝水,

醒來仍然渴得發昏。

攻打錫安山的各國軍隊結局都必如此。」

9你們駐足驚奇吧!

你們自我蒙蔽,繼續瞎眼吧!

你們醉了,但不是因為酒;

你們東倒西歪,但不是因為烈酒。

10因為耶和華把沉睡的靈傾倒在你們身上,

祂封住你們的眼睛,

蓋住你們的頭。

你們的眼睛就是先知,

你們的頭就是先見。

11對你們而言,所有的啟示都好像封了印的書卷。你們把書卷交給識字的人讀,他會說:「我不能讀,這書卷是封著的。」 12你們把書卷交給不識字的人讀,他會說:「我不識字。」

13主說:「這些人嘴上親近我,

尊崇我,心卻遠離我。

他們敬拜我不過是遵行人定的規條。

14所以,我要再次行奇妙無比的事,使他們震驚。

他們智者的智慧必泯滅,

明哲的聰明必消失。」

15那些向耶和華深藏計謀的人有禍了!

他們暗中行事,

自以為無人看見也無人知道。

16他們太愚蠢了!

窯匠怎能跟泥土相提並論?

被造的怎能對造它的說:

「你沒有造我」?

陶器怎能對陶匠說:

「你什麼也不懂」?

17再過不久,黎巴嫩將變成沃野,

沃野上莊稼茂密如林。

18那時,聾子必聽見那書卷上的話,

黑暗中的瞎子必能看見。

19卑微的人必因耶和華而歡喜,

貧窮的人必因以色列的聖者而快樂。

20殘暴之徒必消失,

嘲諷者必絕跡,

所有心懷不軌者必被剷除。

21他們誣陷人,

暗算審判官,

冤枉無辜。

22因此,關於雅各家,

救贖亞伯拉罕的耶和華說:

雅各的子孫必不再羞愧,

臉上再無懼色。

23因為他們看見我賜給他們的子孫時,

必尊我的名為聖,

必尊雅各的聖者為聖,

必敬畏以色列的上帝。

24心裡迷惘的必明白真理,

發怨言的必欣然受教。」

O Livro

Isaías 29:1-24

Castigo e libertação de Jerusalém

1“Ai de Ariel29.1 Palavra de difícil tradução. Indica provavelmente a parte mais alta do altar onde eram queimadas as vítimas oferecidas em sacrifício. Ver Ez 43.15-16; 29.2. Neste texto designa a cidade de Jerusalém e o mesmo acontece no v. 7., a cidade que David ocupou! Ano após ano fazem as vossas muitas ofertas e podem até acrescentá-las! 2Mas eu vos enviarei uma pesada sentença e haverá choro e tristeza. Jerusalém se tornará para mim como a antiga Ariel, uma fornalha de Deus. 3Eu serei o vosso inimigo. Rodearei Jerusalém e levantarei um cerco contra ela; construirei à sua volta pontes de ataque para a destruir. 4A tua voz será como um sopro, como um débil gemido, porque sairá debaixo da terra onde estás enterrada.

5No entanto, repentinamente, os teus implacáveis inimigos voarão para longe, como fino pó levado pelo vento. 6Num instante, eu, o Senhor dos exércitos, cairei sobre eles com raios, tremores de terra, tufões e fogo. 7Todas as nações que combatem Ariel desaparecerão como um sonho! 8Tal como uma pessoa a morrer de fome sonha com comida, mas continua esfomeada, e um indivíduo cheio de sede sonha com bebida, mas permanece enfraquecido e com sede ao acordar, assim acontecerá com a multidão das nações que lutam contra o monte Sião, que de maneira nenhuma alcançarão.”

9Estão admirados e incrédulos? Não acreditam nisso? Pois então, já que o querem, continuem assim cegos e vão por diante! O vosso entendimento está obtuso e não é do vinho! Cambaleiam, mas não é por terem bebido! 10É porque o Senhor derramou sobre vocês um espírito de profundo adormecimento; fechou os olhos dos vossos profetas e videntes. 11Por isso, todos estes acontecimentos futuros são como um livro fechado para eles. Dá-se esse livro a alguém que sabe ler e dirá: “Não posso lê-lo, está fechado e selado!” 12Dá-se a outra pessoa que não sabe ler e dirá: “Tenho pena, mas nem sequer sei ler!”

13Assim, o Senhor diz: “Este povo aproxima-se de mim com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Honra-me apenas com tradições humanas aprendidas de cor. 14Por isso, continuarei a fazer uma obra espantosa com eles; será destruída a sabedoria dos seus sábios e escondida a competência dos inteligentes.”

15Ai dos que tentam esconder os seus planos do Senhor! Que tentam agir às escuras, para que Deus não veja! “Quem poderá ver-nos?”, dizem para consigo mesmos. “Quem poderá saber disto?” 16Como é possível ser-se tão estúpido! Não será ele, o oleiro, muito maior do que vocês, os vasos de barro que ele faz? Serão vocês capazes de dizer: “Não foi ele quem nos fez!”? Uma máquina dirá do seu inventor: “Não percebe nada disto!”?

17Porventura o Líbano não se tornará num campo fértil e não se pensará que o campo fértil é uma floresta? 18Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os cegos, livres da escuridão e das trevas, as compreenderão. 19Os humildes serão cheios da alegria que vem do Senhor e os pobres rejubilarão no Santo de Israel. 20Os tiranos serão reduzidos a nada, os escarnecedores acabarão e os que conspiram o mal serão mortos: 21o violento, que briga com o seu próximo sem razão, os que, escondidos, fazem uma espera para bater no juiz que os sentenciou, e aqueles que são sempre desonestos e injustos.

22Esta é a razão por que o Senhor, que resgatou Abraão, diz aos descendentes de Jacob: “O meu povo não mais ficará envergonhado, nem a sua face se cobrirá de palidez. 23Porque, quando virem os seus filhos e o que vou fazer no meio deles, me reconhecerão como o Deus santo de Jacob e ficarão espantados. Louvarão o Santo de Israel e o adorarão! 24Os que andam no erro acreditarão na verdade e os que sempre refilam terão, enfim, o desejo de ser ensinados!