Mateus 12:46-50, Mateus 13:1-17 OL

Mateus 12:46-50

A mãe e os irmãos de Jesus

(Mc 3.31-35; Lc 8.19-21)

Jesus estava a ensinar às multidões quando apareceram a sua mãe e irmãos à entrada da casa onde ele estava, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: “A tua mãe e irmãos estão lá fora e querem falar contigo.” Jesus respondeu: “Quem é a minha mãe, e quem são os meus irmãos?” E, apontando para os seus discípulos, acrescentou: “Estes é que são a minha mãe e os meus irmãos! Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

Read More of Mateus 12

Mateus 13:1-17

A parábola do semeador

(Mc 4.1-9; Lc 8.4-8)

Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e desceu até ao mar. Logo se juntou uma multidão imensa, pelo que entrou num barco e se sentou nele, enquanto a multidão ficava na praia. E explicou-lhes muitas coisas por meio de parábolas como esta: “Certo homem foi semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em solo pedregoso e com pouca terra; como o solo não tinha profundidade cresceram logo. Mas quando o sol rompeu, murcharam; e como não ganharam raízes, acabaram por secar. Outras caíram entre espinhos que, em pouco tempo, sufocaram os rebentos. Outras, porém, caíram em bom solo e deram uma colheita de cem, sessenta ou trinta vezes mais. Quem tem ouvidos, ouça!” Os discípulos foram ter com ele e perguntaram-lhe: “Porque falas às pessoas por parábolas?”

Razão das parábolas

(Mc 4.10-20; Lc 8.9-15; 10.23-24)

Ele respondeu-lhes: “É-vos concedido conhecer os mistérios do reino dos céus, mas não a eles. Quem tiver receberá e terá em abundância; mas, a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas, porque veem, mas ficam sem ver, ouvem e ficam sem ouvir nem entender.

Assim se cumpre a profecia de Isaías:

‘Ainda que ouçam com os vossos ouvidos, não entenderão.

Ainda que vejam e vejam, não perceberão.

Que o coração deste povo se embruteça,

e se lhes fechem os ouvidos e os olhos.

Não estou empenhado em que os seus olhos vejam,

os seus ouvidos ouçam e os seus corações compreendam,

nem em que se arrependam, para que os cure.’13.15 Is 6.9-10.

Felizes são os vossos olhos por verem, e os vossos ouvidos por ouvirem! É realmente como vos digo: muitos profetas e muitos justos desejaram ver o que vocês veem e não o viram; ouvir o que vocês ouvem e não o ouviram!

Read More of Mateus 13