João 12:37-50, João 13:1-17 OL

João 12:37-50

Os judeus continuam na sua descrença

Apesar de todos os sinais que tinha feito, havia muita gente que não cria nele; exatamente como Isaías, o profeta, tinha dito:

“Senhor, quem creu na nossa pregação?

A quem foi revelado o poder do Senhor?12.38 Is 53.1.

Por isso, não podiam crer. Porque como Isaías também disse:

“São cegos e têm o coração fechado,

de modo que não verão com os seus olhos,

nem entenderão com os seus corações,

nem se arrependerão, para que os cure.”12.40 Is 6.10.

Isaías, ao fazer esta revelação, referia-se a Jesus, pois tinha tido uma visão da sua glória12.41 Ver Is 6.1-5.. Por outro lado, muitos dos líderes judeus acreditavam nele, sem contudo o confessarem, receosos de que os fariseus os expulsassem da sinagoga12.42 Ver nota a 9.22.. Porquanto davam mais apreço ao louvor dos homens do que ao louvor a Deus.

Jesus clamou à multidão: “Quem crê em mim crê naquele que me enviou! E quem me vê a mim vê aquele que me enviou! Vim como a luz que veio ao mundo para que todo o que crê em mim não fique nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, não sou eu quem o julga, pois vim para salvar o mundo e não para julgá-lo. Mas todos quantos me rejeitam, a mim e as minhas palavras, serão julgados no dia do julgamento pelas próprias palavras que lhes falei. Porque o que tenho falado não é de mim mesmo. Apenas vos disse o que o Pai me mandou que vos comunicasse. Os seus preceitos conduzem à vida eterna. Por isso, digo tudo o que ele me mandou dizer.”

Read More of João 12

João 13:1-17

Jesus lava os pés aos discípulos

Antes da festa da Páscoa, Jesus já sabia que aquela seria a sua última noite neste mundo antes de voltar para junto do Pai. Quanto aos discípulos que tinha no mundo, amou-os sempre da forma mais perfeita até ao fim! Decorria o jantar e o Diabo já convencera Judas Iscariotes, filho de Simão, a traí-lo. Jesus sabia que o Pai colocara tudo nas suas mãos e que viera de Deus e para Deus voltaria.

Depois da ceia, levantou-se da mesa, despiu a túnica e pôs uma toalha à volta da cintura. E, deitando água numa bacia, começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.

Quando chegou a vez de Simão Pedro, este observou: “Mestre, não devias lavar-me os pés.”

Jesus retorquiu: “Agora não entendes o que faço, mas virá o dia em que compreenderás.”

“Não!”, protestou Pedro. “Não consinto que me laves os pés!”

“Se não deixares, não poderás ter parte comigo.”

Simão Pedro respondeu: “Senhor, então não só os pés, mas as mãos e a cabeça!”

Jesus respondeu: “Aquele que se lavou por completo só precisa de lavar os pés para se manter limpo. Agora estás limpo, mas nem todos aqui estão limpos.”

Pois Jesus sabia quem o ia trair. Por isso, disse: “Nem todos estão limpos.”

Depois de lhes ter lavado os pés, tornou a vestir a túnica, sentou-se e perguntou-lhes: “Compreendem o que eu fiz? Chamam-me Mestre e Senhor, e fazem bem, porque é verdade. E uma vez que eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também devem lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo! Façam como eu vos fiz! É realmente como vos digo: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro maior do que quem o enviou! Agora que sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.

Read More of João 13