Jeremias 23:9-40, Jeremias 24:1-10, Jeremias 25:1-14 NVI-PT

Jeremias 23:9-40

Profetas Mentirosos

Acerca dos profetas:

Meu coração está partido dentro de mim;

todos os meus ossos tremem.

Sou como um bêbado,

como um homem dominado pelo vinho,

por causa do Senhor

e de suas santas palavras.

A terra está cheia de adúlteros

e, por causa disso,23.10 Ou por causa da maldição a terra chora23.10 Ou a terra está ressequida

e as pastagens do deserto estão secas.

Seu modo de vida é perverso

e o seu poder é ilegítimo.

“Tanto o profeta como o sacerdote são profanos;

até no meu templo encontro as suas iniquidades”,

declara o Senhor.

“Por isso, o caminho deles

será como lugares escorregadios nas trevas,

para as quais serão banidos, e nelas cairão.

Trarei a desgraça sobre eles, no ano do seu castigo”,

declara o Senhor.

“Entre os profetas de Samaria vi algo repugnante:

eles profetizaram por Baal

e desviaram Israel, o meu povo.

E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível:

eles cometem adultério e vivem uma mentira.

Encorajam os que praticam o mal,

para que nenhum deles se converta de sua impiedade.

Para mim são todos como Sodoma;

o povo de Jerusalém é como Gomorra.”

Por isso assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas:

“Eu os farei comer comida amarga

e beber água envenenada,

porque dos profetas de Jerusalém

a impiedade se espalhou por toda esta terra”.

Assim diz o Senhor dos Exércitos:

“Não ouçam o que os profetas estão profetizando para vocês;

eles os enchem de falsas esperanças.

Falam de visões inventadas por eles mesmos

e que não vêm da boca do Senhor.

Vivem dizendo àqueles que desprezam a palavra do Senhor:

‘Vocês terão paz’.

E a todos os que seguem a obstinação dos seus corações dizem:

‘Vocês não sofrerão desgraça alguma’.

Mas qual deles esteve no conselho do Senhor

para ver ou ouvir a sua palavra?

Quem deu atenção

e obedeceu à minha palavra?

Vejam, a tempestade do Senhor!

A sua fúria está à solta!

Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios.

A ira do Senhor não se afastará

até que ele tenha completado os seus propósitos.

Em dias vindouros

vocês o compreenderão claramente.

Não enviei esses profetas,

mas eles foram correndo levar sua mensagem;

não falei com eles,

mas eles profetizaram.

Mas, se eles tivessem comparecido ao meu conselho,

anunciariam as minhas palavras ao meu povo

e teriam feito com que se convertessem

do seu mau procedimento e das suas obras más.

“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor,

“e não também um Deus de longe?

Poderá alguém esconder-se

sem que eu o veja?”, pergunta o Senhor.

“Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?”,

pergunta o Senhor.

“Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?”, pergunta o Senhor. “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?

“Portanto”, declara o Senhor, “estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras. Sim”, declara o Senhor, “estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos. Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor.

Os Falsos Profetas

“Quando este povo ou um profeta ou um sacerdote perguntar a você: ‘Qual é a mensagem pesada da qual o Senhor o encarregou?’, diga-lhes: Vocês são o peso! E eu os abandonarei”, declara o Senhor. “Se um profeta ou um sacerdote ou alguém do povo afirmar: ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’, eu castigarei esse homem e a sua família. Assim dirá cada um de vocês ao seu amigo ou parente: ‘O que o Senhor respondeu? O que o Senhor falou?’ Nunca mais mencionem a expressão ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’, senão essa palavra se tornará uma ‘carga’ para aquele que a proferir; porque vocês distorcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus. É assim que vocês dirão ao profeta: ‘Qual é a resposta do Senhor para você?’ ou ‘O que o Senhor falou?’ Mas, se vocês disserem: ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’ ”, assim diz o Senhor: “Vocês dizem: ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’, quando eu os adverti de que não dissessem isso. Por isso eu me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados. Trarei sobre vocês humilhação perpétua, vergonha permanente, que jamais será esquecida”.

Read More of Jeremias 23

Jeremias 24:1-10

Dois Cestos de Figos

E o Senhor mostrou-me dois cestos de figos postos diante do templo do Senhor. Isso aconteceu depois que Nabucodonosor levou de Jerusalém, para o exílio na Babilônia, Joaquim24.1 Hebraico: Jeconias, variante de Joaquim., filho de Jeoaquim, rei de Judá, os líderes de Judá e os artesãos e artífices. Um cesto continha figos muito bons, como os que amadurecem no princípio da colheita; os figos do outro cesto eram ruins e intragáveis.

Então o Senhor me perguntou: “O que você vê, Jeremias?”

Eu respondi: Figos. Os bons são muito bons, mas os ruins são intragáveis.

Então o Senhor me dirigiu a palavra, dizendo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Considero como esses figos bons os exilados de Judá, os quais expulsei deste lugar para a terra dos babilônios, a fim de fazer-lhes bem. Olharei favoravelmente para eles, e os trarei de volta a esta terra. Eu os edificarei e não os derrubarei; eu os plantarei e não os arrancarei. Eu lhes darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

“Mas como se faz com os figos ruins e intragáveis”, diz o Senhor, “assim lidarei com Zedequias, rei de Judá, com os seus líderes e com os sobreviventes de Jerusalém, tanto os que permanecem nesta terra como os que vivem no Egito. Eu os tornarei objeto de terror e de desgraça para todos os reinos da terra. Para onde quer que eu os expulsar, serão uma afronta e servirão de exemplo, ridículo e maldição. Enviarei contra eles a guerra, a fome e a peste até que sejam eliminados da terra que dei a eles e aos seus antepassados”.

Read More of Jeremias 24

Jeremias 25:1-14

Setenta Anos de Cativeiro

A palavra veio a Jeremias a respeito de todo o povo de Judá no quarto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, que foi o primeiro ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia. O que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém foi isto: “Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.

“Embora o Senhor tenha enviado a vocês os seus servos, os profetas, dia após dia, vocês não os ouviram nem lhes deram atenção quando disseram: ‘Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre. Não sigam outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los; não provoquem a minha ira com ídolos feitos por vocês. E eu não trarei desgraça sobre vocês’.

“ ‘Mas vocês não me deram ouvidos e me provocaram à ira com os ídolos que fizeram, trazendo desgraça sobre vocês mesmos’, declara o Senhor.

“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Visto que vocês não ouviram as minhas palavras, convocarei todos os povos do norte e o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia’, declara o Senhor, ‘e os trarei para atacar esta terra, os seus habitantes e todas as nações ao redor. Eu os destruirei completamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e uma ruína permanente. Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva, ao som do moinho e à luz das candeias. Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos.

“ ‘Quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e a sua nação, a terra dos babilônios, por causa de suas iniquidades’, declara o Senhor, ‘e a deixarei arrasada para sempre. Cumprirei naquela terra tudo o que falei contra ela, tudo o que está escrito neste livro e que Jeremias profetizou contra todas as nações. Porque os próprios babilônios serão escravizados por muitas nações e grandes reis; eu lhes retribuirei conforme as suas ações e as suas obras’ ”.

Read More of Jeremias 25