1 Crônicas 22:1-19, 1 Crônicas 23:1-32 NVI-PT

1 Crônicas 22:1-19

Então disse Davi: “Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos22.1 Isto é, sacrifícios totalmente queimados. para Israel”.

Preparativos para o Templo

Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus. Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar. Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi.

Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer.

Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel, dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o meu Deus. Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim. Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele. É ele que vai construir um templo em honra ao meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.

“Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria. Que o Senhor dê a você prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

“Com muito esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas22.14 Hebraico: 100.000 talentos. Um talento equivalia a 35 quilos. de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e mais bronze e ferro do que se pode calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material. Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho em ouro, prata, bronze e ferro. Agora comece o trabalho, e que o Senhor esteja com você”.

Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão. Disse ele: “Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e concedeu a vocês paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo. Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra ao nome do Senhor”.

Read More of 1 Crônicas 22

1 Crônicas 23:1-32

Os Levitas

Já envelhecido, de idade avançada, Davi fez do seu filho Salomão rei sobre Israel.

Ele reuniu todos os líderes de Israel, bem como os sacerdotes e os levitas. Os levitas de trinta anos para cima foram contados, e o número total deles chegou a trinta e oito mil. Davi escolheu vinte e quatro mil deles para supervisionarem o trabalho do templo do Senhor e seis mil para serem oficiais e juízes, quatro mil para serem guardas das portas e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos musicais que Davi tinha preparado com esse propósito.

Davi repartiu os levitas em grupos que descendiam de Gérson, Coate e Merari, filhos de Levi.

Os Descendentes de Gérson

Dos filhos de Gérson:

Ladã e Simei.

Estes foram os filhos de Ladã:

Jeiel, o primeiro, Zetã e Joel, três ao todo.

Estes foram os filhos de Simei:

Selomote, Haziel e Harã, três ao todo.

(Esses foram os chefes das famílias de Ladã.)

E os filhos de Simei foram:

Jaate, Ziza23.10 Muitos manuscritos dizem Zina., Jeús e Berias.

Esses foram os filhos de Simei, quatro ao todo.

(Jaate foi o primeiro e Ziza, o segundo, mas Jeús e Berias não tiveram muitos descendentes, por isso foram contados como uma única família.)

Os Descendentes de Coate

Dos filhos de Coate:

Anrão, Isar, Hebrom e Uziel, quatro ao todo.

Estes foram os filhos de Anrão:

Arão e Moisés.

Arão foi separado, ele e seus descendentes, para sempre, para consagrar as coisas santíssimas, oferecer sacrifícios ao Senhor, ministrar diante dele e pronunciar bênçãos em seu nome. Os filhos de Moisés, homem de Deus, foram contados como parte da tribo de Levi.

Estes foram os filhos de Moisés:

Gérson e Eliézer.

Sebuel foi o chefe dos descendentes de Gérson.

Reabias foi o chefe dos descendentes de Eliézer.

(Eliézer não teve nenhum outro filho, mas Reabias teve muitos filhos.)

Selomite foi o chefe dos filhos de Isar.

Estes foram os filhos de Hebrom:

Jerias foi o primeiro; Amarias, o segundo;

Jaaziel, o terceiro; e Jecameão foi o quarto.

Estes foram os filhos de Uziel:

Mica, o primeiro; e Issias, o segundo.

Os Descendentes de Merari

Dos filhos de Merari:

Mali e Musi.

Estes foram os filhos de Mali:

Eleazar e Quis.

(Eleazar morreu sem ter filhos, teve apenas filhas. Os primos delas, os filhos de Quis, casaram-se com elas.)

Estes foram os filhos de Musi:

Mali, Éder e Jeremote, três ao todo.

Esses foram os descendentes de Levi pelas suas famílias: os chefes de famílias conforme registrados por seus nomes e contados individualmente, ou seja, os de vinte anos para cima, que serviam no templo do Senhor. Pois Davi dissera: “Uma vez que o Senhor, o Deus de Israel, concedeu descanso ao seu povo e veio habitar para sempre em Jerusalém, os levitas não mais precisam carregar o tabernáculo nem os utensílios usados em seu serviço”. De acordo com as instruções finais de Davi, foram contados os levitas de vinte anos para cima.

O dever dos levitas era ajudar os descendentes de Arão no serviço do templo do Senhor. Encarregavam-se dos pátios, das salas laterais, da purificação de todas as coisas sagradas e das outras tarefas da casa de Deus. Estavam encarregados do pão consagrado, da farinha para as ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa e de todos os pesos e medidas. Além disso, deviam se apresentar todas as manhãs e todas as tardes para dar graças e louvar ao Senhor, e fazer o mesmo sempre que holocaustos23.31 Isto é, sacrifícios totalmente queimados. fossem apresentados ao Senhor nos sábados, nas festas da lua nova e nas festas fixas. Deviam servir regularmente diante do Senhor, conforme o número prescrito para eles.

Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela Tenda do Encontro, pelo Lugar Santo e pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, e pelo serviço do templo do Senhor.

Read More of 1 Crônicas 23