O Livro

Números 25

Moabe seduz Israel

11/2 Enquanto Israel estava acampado em Sitim alguns dos homens do povo começaram a juntar­se com as raparigas moabitas. Estas por sua vez também os convidavam para os sacrifícios aos seus deuses, e em breve os homens não só assistiam aos festejos como até já se inclinavam em adoração perante aqueles ídolos. Portanto Israel tornou­se ligado a Baal, o deus de Moabe. E a cólera do Senhor acendeu­se contra o seu povo.

Por isso deu a seguinte ordem a Moisés: “Executa todos os chefes de tribo, de Israel. Enforca­os em plena luz do dia, para que a cólera do seu Deus se retire deles. E assim Moisés ordenou aos juízes que executassem todos os que tinham adorado Baal.

Contudo, um dos homens israelitas trouxe uma rapariga midianita para o acampamento, ali mesmo diante dos olhos de Moisés e de todo o povo, enquanto choravam à porta do tabernáculo. 7/9 Finéias, filho de Eleazar e neto de Arão, perante isto, avançou do sítio em que se encontrava, pegou numa lança, correu para a tenda daquele homem, para onde já tinha levado entretanto a rapariga, e atravessou­os a ambos com a lança, a qual perfurando o homem, veio enterrar­se no estômago da moabita. Com isso parou uma praga que entretanto se alastrara, mas não sem que vinte e quatro mil pessoas tivessem já morrido.

10 Então o Senhor disse a Moisés: 11 “Finéias, o filho de Eleazar e neto de Arão, o sacerdote, conseguiu afastar a minha cólera, porque estava tão indignado como eu, com zelo pela minha honra; e dessa maneira suspendi a destruição de todo Israel, como era minha intenção. 12/13 Por isso, em consequência do que ele fez, do zelo que demonstrou pelo seu Deus, e porque dessa forma fez resgate pelo povo de Israel, prometo que tanto ele como os seus descendentes serão sacerdotes para sempre.”

14/15 O nome do homem que foi morto com a rapariga midianita era Zimri, filho de Salu, chefe da tribo de Simeão. O da rapariga era Cozbi, filha de Zur, príncipe midianita.

16/17 O Senhor disse a Moisés: “Destrói os midianitas, porque eles perturbaram­vos com os seus enganos, levaram­vos até a adorar Baal, e seduziram­vos, como foi com esse caso de Cozbi, a midianita.

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

民數記 25

以色列人被誘犯罪

1以色列人駐紮在什亭期間,有些人與摩押女子行淫。 那些女子邀他們參加祭祀,他們吃了祭物,並跪拜她們的神明, 結果使以色列與巴力·毗珥苟合。耶和華大怒, 對摩西說:「把為首的人都抓起來,當著我的面在大白天處死他們,以消除我對以色列人的怒氣。」 於是,摩西對以色列的審判官說:「你們各自把權下與巴力·毗珥苟合的人處死。」

摩西和以色列全體會眾正在會幕門口痛哭的時候,有個以色列人當著他們的面把一個米甸女子帶進自家的帳篷。 亞倫祭司的孫子、以利亞撒的兒子非尼哈看見了,便起身離開會眾,拿著矛槍, 跟著進入那人的帳篷,一槍刺透那對男女的腹部。以色列人當中的瘟疫馬上止住了, 但已有兩萬四千人死於瘟疫。

10 耶和華對摩西說: 11 「亞倫祭司的孫子、以利亞撒的兒子非尼哈消了我對以色列人的怒氣。因為在會眾中他與我一樣痛恨不貞,我才沒有在烈怒中消滅他們。 12 你告訴他,我要賜給他平安的約, 13 使他和他的後代憑此約可以永遠做祭司,因為他為我除掉了不貞之人,為以色列人贖了罪。」

14 與米甸女子一同被殺的以色列人名叫心利,是撒路的兒子,是西緬支派的一個族長。 15 被殺的米甸女子名叫哥斯比,她父親蘇珥是米甸人的一個族長。 16 耶和華對摩西說: 17 「你要攻打米甸人,擊殺他們。 18 因為他們心存敵意,在毗珥陷害你們,他們的姊妹——米甸首領的女兒哥斯比誘惑你們,她在毗珥事件招來瘟疫之日被殺。」