O Livro

1 Reis 6

Salomão edifica o templo

(2 Cr 3.1-4)

1Foi na primavera do quarto ano do reinado de Salomão que ele começou a construção do templo; 480 anos depois do povo de Israel ter deixado a escravidão do Egito.

O templo, que o rei Salomão construiu para o Senhor, tinha 30 metros de comprimento, 10 metros de largura e 15 metros de altura. A fachada principal tinha um pórtico com 10 metros de largura e 5 metros de fundo. Tinha janelas com grades.

Fez também edificar compartimentos em todo o comprimento de ambos os lados do templo, contra as paredes exteriores. Estas salas tinham a altura de três andares, tendo o primeiro piso de 2,5 metros de largura, o segundo piso 3 metros e o de cima 3,5 metros. Os compartimentos estavam ligados à parede do templo por vigas presas em blocos no exterior da parede; as vigas não estavam mesmo inseridas na parede.

As pedras usadas na construção do templo foram assentadas sem o ruído de martelo nem de qualquer instrumento semelhante.

Para o andar inferior dos compartimentos laterais entrava-se pelo lado direito do templo e havia umas escadas em caracol até ao segundo andar; um outro lanço de escadas levava até ao último piso, o terceiro. Acabada a edificação, Salomão mandou revesti-la completamente de cedro, incluindo as traves e os pilares. 10 Como se disse, havia de cada lado da construção, encostado às paredes laterais, um anexo ligado ao edifício por vigas de cedro. Cada andar desse anexo media 2,5 metros de altura.

11 Então o Senhor deu a Salomão a seguinte mensagem 12 respeitante ao templo que estava a construir: “Se andares de acordo com a minha palavra e seguires os meus mandamentos e instruções, farei o que disse ao teu pai David: 13 Viverei no meio do povo de Israel e nunca o desampararei.”

O interior do templo

(2 Cr 3.5-14)

14 Por fim, o templo ficou acabado. 15 Todo o seu interior foi revestido de cedro, do chão ao teto. 16 O sobrado foi feito com pranchas de cipreste. Igual revestimento recebeu a câmara interior ao fundo do templo, o lugar santíssimo, também do chão ao teto, com tábuas de cedro; estas tiveram de ser cortadas à medida do compartimento, tábuas com 10 metros. 17 Para o resto do templo empregaram-se tábuas com 20 metros. 18 Por todo o edifício, o revestimento de cedro que cobria a pedra das paredes tinha incrustados botões de flores e flores abertas.

19 O compartimento interior era onde estava a arca da aliança do Senhor. 20 Este santuário interior tinha 10 metros de comprimento, 10 metros de largura e 10 metros de altura. As paredes e o teto estavam cobertas de ouro puro. Salomão fez um altar de cedro para esta sala. 21-22 Depois mandou revestir o resto do interior do templo com ouro puro, incluindo o altar de cedro. Fez também cadeias de ouro para proteger a entrada do lugar santíssimo.

23 Para o interior deste, fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com 5 metros de altura. 24-28 Foram postos lado a lado, de forma a que as asas abertas, do lado exterior, tocassem as paredes laterais e as do interior se tocassem no centro da peça. Cada asa media 2,5 metros e cada querubim, com as asas abertas, atingia o dobro dessa medida. Os dois querubins tinham a mesma medida e estavam revestidos de ouro.

29 Havia figuras de querubins, palmeiras e flores abertas gravadas nas paredes do templo e do santuário interior. 30 O chão de ambos os lugares também estava revestido de ouro.

31-32 A entrada para o lugar santíssimo era uma porta com cinco lados feita de madeira de oliveira; também tinha querubins entalhados, palmeiras e flores abertas, e tudo era revestido a ouro.

33 Mandou fazer igualmente ombreiras de madeira de oliveira para a entrada do templo. 34 Colocaram-se duas portas duplas feitas de madeira de cipreste e cada porta dobrava-se sobre si mesma. 35 Estas portas também tinham os mesmos entalhes: querubins, palmeiras e flores abertas, e eram todas revestidas a ouro.

36 As paredes do átrio interior tinham três fiadas de pedras lavradas intercaladas com uma viga de cedro.

37 Os alicerces do templo foram colocados no mês de Ziv[a] do quarto ano do reinado de Salomão. 38 O edifício ficou inteiramente pronto, com todos os seus acabamentos, no mês de Bul[b] do décimo primeiro ano do seu reinado. Levou 7 anos a ser construído.

Footnotes

  1. 6.37 Mês de Ziv. Entre a lua nova do mês de abril e o mês de maio.
  2. 6.38 Mês de Bul. Entre a lua nova do mês de outubro e o mês de novembro.