O Livro

1 Crônicas 14

O palácio e a família de David

(2 Sm 5.11-16; 1 Cr 3.5-8)

1Depois Hirão, o rei de Tiro, enviou mensageiros a David, pedreiros e carpinteiros para construírem o seu palácio; forneceu-lhe igualmente muita madeira de cedro. David deu-se conta de que a razão por que o Senhor o tinha feito rei e tornado o seu reino tão prestigiado era o amor que tinha pelo seu povo. Depois de se mudar para Jerusalém, David casou com outras mulheres e teve muitos filhos e filhas. São estes os nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão; Ibar, Elisua, Elpelete; Nogá, Nefegue, Jafia; Elisama, Beeliada e Elifelete.

David derrota os filisteus

(2 Sm 5.17-25)

Quando os filisteus ouviram que David era o novo rei de todo o Israel, mobilizaram as suas forças para o capturar; ao tomar conhecimento, David convocou o seu exército. Os filisteus estenderam-se pelo vale de Refaim. 10 David perguntou então a Deus: “Se eu sair e lutar contra eles, dar-me-ás a vitória?”

O Senhor respondeu-lhe: “Sim, entregá-los-ei nas tuas mãos.”

11 Então atacou-os em Baal-Perazim e derrotou-os. E David exclamou: “Deus abriu uma brecha, como num dique, para derrubar os meus inimigos diante de mim!” Por isso, chamou àquele lugar Baal-Perazim (Senhor das brechas). 12 Depois da batalha, ao fugirem, os filisteus deixaram abandonadas as imagens dos seus deuses e David mandou-as queimar.

13 Passado algum tempo, os filisteus voltaram a atacar o vale. 14 David consultou de novo a Deus sobre o que haveria de fazer. A resposta de Deus foi: “Desta vez não os ataques frontalmente. Vai por detrás e aparece-lhes por entre as amoreiras. 15 Quando ouvires um barulho como de gente marchando por cima das copas das amoreiras, esse será o sinal para atacares. Deus irá à tua frente e destruirá o inimigo.” 16 David fez segundo as instruções dadas por Deus e destruiu o exército filisteu, perseguindo-o desde Gibeão até Gezer.

17 A fama de David espalhou-se por toda a parte e o Senhor fez com que todas as nações o temessem.