O Livro

Êxodo 35

As instruções sobre o sábado

1Moisés convocou todo o povo de Israel e disse-lhes: “Estas são as leis do Senhor a que devem obedecer.

Trabalharão apenas seis dias. O sétimo é um dia de solene repouso, um dia santo. Todo aquele que trabalhar nesse dia deverá morrer. Nem sequer acendam o fogo nas vossas casas nesse dia.”

Ofertas para o tabernáculo

(Êx 25.1-9; 39.32-43)

E continuou: “Isto é o que o Senhor vos ordenou: Todos os que tiverem um coração generoso podem trazer, se assim o desejarem, estas ofertas ao Senhor:

ouro, prata, bronze;

tecido azul, púrpura e vermelho, feito de linho fino retorcido ou de pelo de cabra;

peles de carneiro tingidas de vermelho e curtidas, assim como, especialmente, peles de couro fino; madeira de acácia;

azeite para os candeeiros; especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático;

pedras de ónix, e pedras para serem usadas no éfode e no peitoral.

10 Que todos aqueles que são habilidosos no trabalho manual, e os que têm talentos especiais, venham para construir o que o Senhor mandou:

11 o tabernáculo, as suas cobertas, colchetes, tábuas, barras, colunas e bases;

12 a arca e as varas de transporte; o propiciatório; o véu para separar o lugar santo;

13 a mesa e as varas para transportá-la, assim como os seus utensílios; o pão da Presença,

14 o candelabro, com as lâmpadas e o óleo respetivo;

15 o altar do incenso e as varas de transporte; o óleo da unção e o incenso aromático; o véu da porta do tabernáculo;

16 o altar dos holocaustos; as grelhas de bronze para o altar e as suas respetivas varas e utensílios; a bacia e a sua base;

17 os véus das divisórias do pátio e as suas colunas e bases; os véus da entrada do pátio;

18 as estacas do pátio do tabernáculo mais as suas cordas;

19 os fatos dos sacerdotes, para usarem no ministério do lugar santo; as vestimentas santas para Aarão e os seus filhos.”

20 Todo o povo saiu da presença de Moisés e foi para as tendas preparar estes donativos, 21 e todos aqueles que sentiram boa vontade e coração generoso foram levar a sua oferta ao Senhor para a construção da tenda do encontro, bem como para as vestimentas sagradas. 22 Tanto homens como mulheres, vieram todos aqueles que dispuseram o seu coração para tal. Assim trouxeram ao Senhor ofertas de ouro, pedras preciosas, brincos, anéis e colares e toda a espécie de objetos em ouro, com um gesto de apresentação cerimonial. 23 Outros trouxeram tecidos de linho fino retorcido, ou pelos de cabra, em azul, púrpura e vermelho, assim como peles de carneiro tingidas de vermelho, especialmente peles de couro fino. 24 Outros ainda trouxeram prata e bronze como oferta para o Senhor. Por fim houve quem trouxesse madeira de acácia necessária para a construção.

25 As mulheres hábeis a fiar e coser trouxeram já preparado fio e tecido, e linho fino retorcido em azul, púrpura e vermelho. 26 Outras usaram com alegria os seus dons especiais para fiar e fazer tecido de pelo de cabra. 27 Os chefes trouxeram pedras de ónix para serem postas no éfode e no peitoral, 28 assim como especiarias e óleo, tanto para as luzes, como para a composição do óleo da unção e do incenso aromático. 29 E foi desta maneira que o povo de Israel, todos os homens e mulheres que quiseram colaborar na obra que lhes foi dada por mandamento do Senhor a Moisés, trouxeram de livre vontade as suas ofertas ao Senhor.

Os chefes do projeto

(Êx 31.1-11)

30 E Moisés disse-lhes: “O Senhor designou especialmente Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, como superintendente-geral deste santo projeto. 31 O Espírito de Deus encheu-o de sabedoria, capacidade e conhecimentos para a construção do tabernáculo e de tudo o que deve conter. 32 Ele está, pois, altamente dotado como artista e desenhador de todas as peças feitas em ouro, prata e bronze. 33 Será capaz de trabalhar pedras preciosas e tal como um joalheiro fará também belas gravações. Na verdade é um homem dotado para tudo.

34 Deus também dispôs o coração dele e de Aoliabe para ensinarem a outros aquilo que sabem. Aoliabe é filho de Aisamaque da tribo de Dan. 35 Deus encheu-os a ambos com um talento pouco vulgar para serem joalheiros, carpinteiros, bordadores em linho e tecidos de azul, púrpura e vermelho, e ainda tecelãos. Eles serão excelentes em todas as tarefas que é preciso executar para esta obra.