歷代志下 14 – CCBT & OL

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

歷代志下 14:1-15

亞撒王擊敗古實人

1亞比雅與祖先同眠後,葬在大衛城中,他兒子亞撒繼位。亞撒執政期間,國中太平十年。 2亞撒做他的上帝耶和華看為好、視為正的事, 3拆除外族神明的邱壇和神廟,打碎神柱,砍倒亞舍拉神像, 4命令猶大人尋求他們祖先的上帝耶和華,遵行祂的律法和誡命。 5他除掉猶大各城邑的邱壇和香壇,那時國中太平。 6他還在猶大修築堅城,那些年國中太平,沒有戰事,因為耶和華賜他平安。 7他對猶大人說:「我們要修築城邑,在四周建造城牆和望樓,裝置大門和門閂。我們仍擁有這片土地,是因為我們尋求我們的上帝耶和華;我們尋求祂,祂就賜我們四境平安。」於是,他們修築城邑,凡事順利。 8亞撒的軍隊中有三十萬持大盾牌和矛槍的猶大人,二十八萬持小盾牌和弓箭的便雅憫人。他們都是英勇的戰士。

9古實謝拉率領一百萬大軍和三百輛戰車攻打猶大,到了瑪利沙10亞撒出兵迎敵,雙方在瑪利沙洗法谷擺開陣勢。 11亞撒呼求他的上帝耶和華說:「耶和華啊,唯有你才能幫助弱小的勝過強大的。我們的上帝耶和華啊,求你幫助我們,因為我們依靠你,奉你的名迎戰這大軍。耶和華啊,你是我們的上帝,不要讓人勝過你。」

12於是,耶和華使古實人敗在亞撒猶大人面前,古實人潰逃。 13亞撒率領軍隊乘勝追擊,直追到基拉耳古實人在耶和華和祂的軍兵面前大敗,傷亡慘重,一蹶不振。猶大人擄走了許多財物, 14攻陷了基拉耳四周的城邑,因為這些城裡的人都懼怕耶和華。他們洗劫各城,因為城中有大量財物。 15他們毀壞牲畜的圍欄,搶走許多羊和駱駝,然後返回耶路撒冷

O Livro

2 Crónicas 14:1-15

Asa rei de Judá

(1 Rs 15.8-12)

1Abias foi enterrado em Jerusalém, e o seu filho Asa sucedeu-lhe no trono. Durante os primeiros 10 anos do seu reinado houve paz na terra. 2Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus. 3Deitou abaixo os santuários pagãos sobre as colinas, derrubou os obeliscos e destruiu os vergonhosos ídolos de Achera. 4Pediu ainda a toda a nação que obedecesse à Lei e aos mandamentos do Senhor, o Deus dos seus antepassados. 5Também fez remover dos santuários pagãos as imagens e os altares de incenso de todas as povoações de Judá.

6Por isso, o Senhor manteve o seu reinado em paz, o que lhe deu a possibilidade de reconstruir cidades fortificadas, por toda a terra de Judá.

7“É agora que devemos fazer estas obras”, disse ao povo, “enquanto buscamos o Senhor, nosso Deus, e ele nos está a abençoar com paz. Edifiquemos e reforcemos estas cidades com muralhas, torres, portões e ferrolhos.” E assim levaram a cabo essas obras.

8O exército de Judá do rei Asa tinha 300 000 combatentes, equipados com escudos pequenos e com lanças. O contingente do seu exército originário de Benjamim totalizava 280 000 soldados, armados com grandes escudos e arcos. Ambos os exércitos eram compostos por homens valentes e bem treinados.

9A certa altura, Judá foi atacado por um exército de um milhão de homens, com trezentos carros de guerra, sob a liderança do General Zera, o cuchita14.9 Não se sabe ao certo, mas pode indicar alguém natural de Cuche ou pertencente a uma tribo lembrada em Hc 3.7.. Estes avançaram para a cidade de Maressa, 10no vale de Zefatá. O rei Asa mandou as suas tropas ali ao seu encontro.

11“Ó Senhor”, clamou ele a Deus, “ninguém mais nos pode socorrer! Aqui estamos nós, fracos e enfrentando um poderoso exército. Ajuda-nos, ó Senhor, nosso Deus! Pois confiamos só em ti para que nos salves. É no teu nome que vamos atacar este exército. Não permitas que meros homens possam derrotar-nos!”

12Então o Senhor derrotou os cuchitas diante de Asa e diante do exército de Judá, e estes fugiram. 13Perseguiram-nos até Gerar e todo o exército de cuchitas foi aniquilado, de tal forma que não se salvou nem um homem. Porque fora o Senhor e o seu exército quem os destruíra. As tropas de Judá trouxeram um abundante despojo. 14Enquanto estavam em Gerar, atacaram todas as cidades daquela zona e o terror do Senhor caiu sobre os habitantes dali. Como resultado, grandes quantidades de despojos foram trazidas daquelas cidades. 15Também destruíram currais e capturaram muito gado e camelos, antes de regressarem definitivamente a Jerusalém.