Romanos 16

Votos e saudações pessoais

Febe, que tem trabalhado na igreja de Cencreia, irá visitar­vos. Recebam­na com toda a afeição cristã, como deve ser entre crentes. Ajudem­na em tudo o que puderem, porque ela própria prestou o seu auxílio a muita gente na necessidade, incluindo eu próprio.

Transmitam as minhas saudações a Priscila e a Áquila, meus colaboradores na obra de Jesus Cristo, que puseram em risco as suas vidas por minha causa. E não só eu, também todas as igrejas dos gentios lhes estão agradecidas. Peço­vos que dêem as nossas saudações a todos aqueles que se reúnem na sua casa para o culto a Deus.

Dêem cumprimentos ao meu querido amigo Epéneto, que foi o primeiro, da província da Ásia, a converter­se a Cristo. Dêem também lembranças minhas a Maria, que tanto trabalhou para vos ajudar. O mesmo também a Andrónico e Júnia, meus parentes, que estiveram comigo na prisão. Eles gozam da consideração dos apóstolos, e tornaram­se cristãos mesmo antes de mim. Transmitam a minha sincera amizade a Amplias, a quem eu muito quero, no Senhor. Igualmente a Urbano, nosso colaborador, e a Estáquio, meu querido amigo.

E há também Apeles, um homem que tem resistido, pelo poder de Cristo, a todas as provas; dêem­lhe toda a minha estima. O mesmo peço que façam junto dos que trabalham na casa de Aristóbulo. Dêem lembranças minhas a Herodião, também meu parente. E aos da casa de Narciso, que pertencem ao Senhor. Saudades a Trifena e a Trifosa, que trabalham para o Senhor fielmente. Também à estimada Pérsida, que tanto se tem esforçado na obra de Deus. Saudações da minha parte a Rufo, esse cristão distinto, e a sua mãe, a qual foi igualmente uma mãe para mim.

Peço também que dêem lembranças minhas a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Patrobas, a Hermas, e aos outros irmãos que estão com eles. Transmitam a minha amizade a Filólogo, a Júlia e a Nereu, assim como a sua irmã, e a Olímpia, tal como a todos os cristãos que com eles estão. Entre vocês, saúdem­se também uns aos outros com um beijo de irmãos crentes. E todas as igrejas daqui vos saúdam.

Últimas recomendações de Paulo

Peço­vos que se afastem daqueles que andam provocando divisões e perturbando a fé das pessoas, ensinando coisas contrárias ao que ouviram. Tal gente não está ao serviço do Senhor Jesus Cristo; servem­se antes a si mesmos. Em geral sabem falar muito bem, e as pessoas simples são enganadas por eles. Mas todos conhecem a vossa obediência a Cristo. Isto muito me alegra; e queria que permanecessem esclarecidos no que respeita ao que é justo, e de sobreaviso em relação ao mal. O Deus de paz não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Que assim seja.

Timóteo, meu colaborador, e Lúcio, Jason, Sosípatro, meus parentes, mandam­vos saudações. E eu, Tércio, que fui quem escreveu esta carta, também vos mando as minhas melhores saudações, como vosso irmão no Senhor. Gaio manda­vos lembranças. Eu estou instalado na sua casa, onde aliás se reúne a igreja aqui. Erasto, tesoureiro municipal, envia­vos cumprimentos tal como o irmão Quarto. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos. Que assim seja.

Deus é poderoso para vos tornar firmes em toda a palavra do evangelho e na doutrina de Jesus Cristo. O plano de Deus para a salvação dos não­judeus manteve­se secreto desde o princípio dos tempos. Mas agora, tal como as Escrituras dos profetas previram, e como o Deus eterno tinha ordenado, esta mensagem é anunciada a todos os povos para que possam crer e obedecer a Cristo. Ao único Deus, que possui toda a sabedoria, seja dada glória para sempre através de Jesus Cristo. Que assim seja!

Read More of Romanos 16