Josué 13

A terra por conquistar

Josué era agora um homem já idoso. O Senhor disse­lhe: “Estás já numa idade avançada e ainda há muita terra para ser ocupada.

São as seguintes as áreas que vocês ainda não ocuparam:

toda a terra dos filisteus;

a terra de Gesur;

o território que agora pertence aos cananeus, desde o ribeiro do Egipto até à fronteira sul do Ecrom;

cinco cidades dos filisteus: Gaza, Asdode, Asquelom, Gate, Ecrom;

a terra de Avim ao sul;

a norte era toda a terra dos cananeus, incluindo Meara que pertence aos sidónios, estendendo­se para norte até Afeque na fronteira com os amorreus;

a terra dos gebalitas na costa;

toda a área da cordilheira do Líbano desde Baal­Gad, entre o monte Hermon ao sul, e a entrada de Hamate a norte; e ainda toda a região das colinas desde o Líbano até Misrefote­Maim, incluindo toda a terra dos sidónios.

Eu lançarei fora estes povos diante da nação de Israel; por isso incluirás toda a terra que te indiquei no território a repartir entre as nove tribos e a outra meia­tribo de Manassés, tal como te mandei.”

A divisão da terra ao oriente do Jordão

Como já se sabe, as tribos de Rúben, de Gad e a meia­tribo de Manassés tinham já recebido a sua parte a oriente do Jordão; Moisés tinha­lhes distribuído previamente essa parte.

O território deles ia desde Aroer à entrada do vale do ribeiro de Arnom, incluindo a cidade no vale, passando pelo planalto de Medeba até Dibom; incluía também todas as cidades do rei Siom dos amorreus, que reinava em Hesbom, que se estendia até aos limites dos amonitas. Incluía ainda Gileade, o território dos gesuritas e dos maacatitas, todo o monte Hermon, o monte Basã com a sua cidade de Salca; e todo o território do rei Ogue de Basã, que tinha reinado em Astarote e Edrei. Como já se disse, foi ele o último dos gigantes, dos refaim, pois que Moisés os tinha atacado e expulso. Contudo o povo de Israel não tinha lançado fora os gesuritas nem os maacatitas, que aliás ainda vivem hoje entre os israelitas.

Tribo de Levi: Moisés não distribuiu nenhuma terra à tribo de Levi porque a eles foi­lhes já dado o partilharem das ofertas trazidas ao Senhor.

A terra dada à tribo de Rúben: De acordo com a sua própria população, Moisés atribuiu à tribo de Rúben uma área que se estendia desde Aroer à entrada do vale da ribeira de Arnom, portanto para lá da cidade de Arnom que está no meio do vale, e abrangendo todo o planalto até Medeba. Esse território incluía Hesbom e as outras cidades da planície — Dibom, Bamote­Baal, Bete­Baal­Meon, Jaza, Quedemote, Mefaate, Quiriataim, Sibma, Zerete­Saar, esta última, na montanha sobre o vale, e ainda Bete­Peor, Bete­Jesimote, e as vertentes do monte Pisga. A terra de Rúben incluía também as cidades do planalto e o reino de Siom. Siom foi o rei que vivia em Hesbom e que Moisés matou, juntamente com os outros chefes de Midiã — Evi, Requem, Hur, Zur e Reba. O povo de Israel matou também Balaão, o mágico, filho de Beor. O rio Jordão formou o limite ocidental da tribo de Rúben.

A terra dada à tribo de Gad: O território que Moisés atribuiu à tribo de Gad foi igualmente na proporção da sua população. Este território incluía Jazer, mais as cidades todas de Gileade, e metade da terra de Amon, até Aroer, perto de Rabá. Estendia­se igualmente desde Hesbom até Ramá­Mizpá e até Betonim; e ainda de Manaaim até Debir. No vale ficavam Bete­Arã, Bete­Ninra, Sucote, Zafom, e ainda o que restara do reino de Siom, de Hesbom. O rio Jordão formava o seu limite ocidental, estendendo­se até ao lago da Galileia; aí, o limite inflectia para oriente, deixando o rio Jordão.

A terra dada à meia­tribo de Manassés: Moisés deu o seguinte território à meia­tribo de Manassés, de acordo com as suas necessidades: uma área que se estendia para norte desde Maanaim e que incluía toda a Basã, o antigo reino de Ogue, e as sessenta povoações de Jair em Basã. Metade de Gileade e as cidades reais do rei Ogue, Astarote e Edrei, foram dadas a metade do clã de Maquir, filho de Manassés.

Foi assim que Moisés dividiu a terra que ficava na margem oriental do Jordão, quando Israel ali esteve acampado em frente a Jericó.

Mas a Levi, Moisés não deu terra nenhuma porque, tal como lhes tinha explicado, o Senhor era a sua herança e representava para eles tudo de que eles necessitavam. O Senhor tomaria conta deles em todas as circunstâncias.

Read More of Josué 13

Josué 14

A divisão da terra ao ocidente do Jordão

Quanto às terras conquistadas em Canaã foram doadas às restantes nove tribos e meia de Israel. A decisão sobre que área haveria de caber a cada tribo foi tomada tirando à sorte na presença do Senhor, e cada uma ficou com a sua parte de acordo com a vontade do Senhor. Eleazar o sacerdote, Josué e os líderes de cada tribo supervisaram a distribuição. (Como já foi dito, Moisés dera anteriormente às outras duas tribos e meia território na margem leste do Jordão. Aquela que deveria ter sido a tribo de José tornou­se em duas tribos separadas — Manassés e Efraim — e aos levitas não foi dada terra nenhuma excepto as cidades em que haveriam de viver mais os subúrbios com pastagens para o gado deles. Esta distribuição foi feita de acordo com as directivas dadas pelo Senhor a Moisés.)

Hebrom é dado a Calebe

Uma delegação da tribo de Judá, chefiada por Calebe, veio ter com Josué a Gilgal. “Lembras­te do que o Senhor disse a Moisés acerca de ti e de mim, quando estávamos em Cades­Barneia?”, perguntou Calebe a Josué. “Tinha eu nessa altura quarenta anos, e Moisés mandara­nos espiar a terra de Canaã. No regresso fiz o meu relato de acordo com aquilo que senti ser a verdade, mas os nossos irmãos que tinham ido connosco aterrorizaram o povo e desencorajaram­no a entrar na terra prometida. No entanto, visto que eu tinha seguido o Senhor meu Deus, Moisés disse­me: ‘Aquela área de Canaã por onde andaste pertencer­te­á a ti e aos teus descendentes para sempre.’ Agora, como vês, o Senhor continuou a manter­me com vida e com saúde durante todos estes quarenta e cinco anos desde que atravessámos o deserto, e hoje estou com oitenta e cinco. Tenho agora tantas forças como tinha então quando Moisés nos mandou para aquela missão, e posso ainda ir seja para onde for e combater tão bem como nessa altura! Por isso peço agora que me dês a zona das colinas que o Senhor me prometeu. Certamente te recordas que, quando lá fomos como espias, encontrámos os anaquim a viver ali em grandes cidades cercadas de altas muralhas; mas se o Senhor for comigo com certeza que os expulsarei da terra.”

Então Josué o abençoou e lhe deu Hebrom como herança permanente porque ele não se tinha desviado do Senhor Deus de Israel. (Antes desse tempo Hebrom tinha­se chamado Quiriate­Arba, de acordo com o nome dum grande herói anaquim.)

E não houve resistência da parte das populações locais quando os israelitas ocuparam a terra.

Read More of Josué 14