1 Crônicas 4:9-43

Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

Quelube, irmão de Suá, gerou Meir, pai de Estom. Estom gerou Bete-Rafa, Paséia e Teína, fundador de Ir-Naás. Esses habitaram em Reca.

Estes foram os filhos de Quenaz:

Otoniel e Seraías.

Estes foram os filhos de Otoniel:

Hatate e Meonotai.

Meonotai gerou Ofra.

Seraías gerou Joabe,

fundador de Ge-Harasim,

que recebeu esse nome

porque os seus habitantes eram artesãos.

Estes foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné:

Iru, Elá e Naã.

O filho de Elá foi Quenaz.

Estes foram os filhos de Jealelel:

Zife, Zifa, Tiria e Asareel.

Estes foram os filhos de Ezra:

Jéter, Merede, Éfer e Jalom. Merede casou-se com Bitia, filha do faraó, e teve os seguintes filhos: Miriã, Samai e Isbá, fundador de Estemoa. Sua mulher judia deu à luz a Jerede, fundador de Gedor, a Héber, fundador de Socó, e a Jecutiel, fundador de Zanoa.

Estes foram os filhos da mulher de Hodias, irmã de Naã:

o pai de Queila, o garmita, e Estemoa, o maacatita.

Estes foram os filhos de Simão:

Amnom, Rina, Bene-Hanã e Tilom.

Estes foram os filhos de Isi:

Zoete e Ben-Zoete.

Estes foram os filhos de Selá, filho de Judá:

Er, pai de Leca; Lada, pai de Maressa. Selá também foi antepassado dos clãs daqueles que trabalhavam com linho em Bete-Asbéia, de Joquim, dos homens de Cozeba, de Joás e de Sarafe, que governavam em Moabe e em Jasubi-Leém. (Estes registros são de épocas antigas.) Eles eram oleiros e habitavam em Netaim e em Gederá, perto do rei, para quem trabalhavam.

Os Descendentes de Simeão

Estes foram os filhos de Simeão:

Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá e Saul.

O filho de Saul era Salum, pai de Mibsão, que foi o pai de Misma.

Estes foram os descendentes de Misma:

seu filho Hamuel, pai de Zacur, que foi o pai de Simei.

Simei teve dezesseis filhos e seis filhas, mas seus irmãos não tiveram muitos filhos; por isso todos os seus clãs não se igualam em número à tribo de Judá. Eles viviam em Berseba, Moladá, Hazar-Sual, Bila, Azém, Tolade, Betuel, Hormá, Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susim, Bete-Biri e Saaraim. Essas foram as suas cidades até o reinado de Davi. Tinham também as cinco cidades de Etã, Aim, Rimom, Toquém e Asã, com todos os povoados ao redor delas até Baalate. Nessas cidades viviam e mantinham um registro genealógico.

Mesobabe, Janleque, Josa,

filho de Amazias,

Joel, Jeú, filho de Josibias,

neto de Seraías e bisneto de Asiel;

também Elioenai, Jaacobá, Jesoaías,

Asaías, Adiel, Jesimiel, Benaia

e Ziza, filho de Sifi, neto de Alom,

bisneto de Jedaías, trineto de Sinri

e tetraneto de Semaías.

Essa é a lista dos líderes dos seus clãs. Suas famílias cresceram muito e, por isso, foram para os arredores de Gedor, a leste do vale, em busca de pastagens para os seus rebanhos. Encontraram muitas pastagens boas, numa região vasta, pacífica e tranqüila, onde alguns camitas tinham vivido anteriormente.

Durante o reinado de Ezequias, rei de Judá, esses homens aqui alistados chegaram e atacaram os camitas e os meunitas da região e os destruíram totalmente, como até hoje se pode ver. Depois ocuparam o lugar daqueles povos, pois havia pastagens para os seus rebanhos. E quinhentos desses simeonitas, liderados por Pelatias, Nearias, Refaías e Uziel, filhos de Isi, invadiram as colinas de Seir. Eles mataram o restante dos amalequitas que tinha escapado, e ali vivem até hoje.

Read More of 1 Crônicas 4

1 Crônicas 5

Os Descendentes de Rúben

Estes são os filhos de Rúben, o filho mais velho de Israel. (De fato ele era o mais velho, mas, por ter desonrado o leito de seu pai, seus direitos de filho mais velho foram dados aos filhos de José, filho de Israel, de modo que não foi alistado nos registros genealógicos como o primeiro filho. Embora Judá tenha sido o mais poderoso de seus irmãos e dele tenha vindo um líder, os direitos de filho mais velho foram dados a José.) Os filhos de Rúben, filho mais velho de Israel, foram:

Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.

Estes foram os descendentes de Joel:

Seu filho Semaías, pai de Gogue, que foi o pai de Simei, pai de Mica, que foi o pai de Reaías, pai de Baal, que foi o pai de Beera, a quem Tiglate-Pileser, rei da Assíria, levou para o exílio. Beera era um líder da tribo de Rúben.

Estes foram os parentes dele, de acordo com seus clãs, alistados conforme os seus registros genealógicos:

Jeiel, o chefe, Zacarias e Belá, filho de Azaz, neto de Sema e bisneto de Joel. Eles foram viver na região que vai desde Aroer até o monte Nebo e Baal-Meom. A leste ocuparam a terra que vai até o deserto que se estende na direção do rio Eufrates, pois os seus rebanhos tinham aumentado muito em Gileade.

Durante o reinado de Saul eles entraram em guerra contra os hagarenos e os derrotaram, passando a ocupar o acampamento deles por toda a região a leste de Gileade.

Os Descendentes de Gade

Ao lado da tribo de Rúben ficou a tribo de Gade, desde a região de Basã até Salcá.

Joel foi o primeiro chefe de clãs em Basã, Safã, o segundo; os outros foram Janai e Safate.

Estes foram os parentes deles, por famílias:

Micael, Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Héber. Eram sete ao todo.

Eles eram descendentes de Abiail, filho de Huri, neto de Jaroa, bisneto de Gileade e trineto de Micael, que foi filho de Jesisai, neto de Jado e bisneto de Buz. Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, foi o chefe dessas famílias.

A tribo de Gade habitou em Gileade, em Basã e seus povoados, e em toda a extensão das terras de pastagem de Sarom.

Todos esses entraram nos registros genealógicos durante os reinados de Jotão, rei de Judá, e de Jeroboão, rei de Israel.

As tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés tinham juntas quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta homens de combate, capazes de empunhar escudo e espada, de usar o arco, e treinados para a guerra. Eles entraram em guerra contra os hagarenos e seus aliados Jetur, Nafis e Nodabe. Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele. Tomaram dos hagarenos o rebanho de cinqüenta mil camelos, duzentas e cinqüenta mil ovelhas e dois mil jumentos. Também fizeram cem mil prisioneiros. E muitos foram os inimigos mortos, pois a batalha era de Deus. Eles ocuparam aquela terra até a época do exílio.

Os Descendentes da Metade da Tribo de Manassés

A metade da tribo de Manassés era numerosa e se estabeleceu na região que vai de Basã a Baal-Hermom, isto é, até Senir, o monte Hermom.

Estes eram os chefes das famílias dessa tribo: Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. Eram soldados valentes, homens famosos, e chefes das famílias. Mas foram infiéis para com o Deus dos seus antepassados e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos que Deus tinha destruído diante deles. Por isso o Deus de Israel incitou Pul, que é Tiglate-Pileser, rei da Assíria, a levar as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés Hala, Habor, Hara e para o rio Gozã, onde estão até hoje.

Read More of 1 Crônicas 5