O Livro

Oséias 1

1Estas são as mensagens que o Senhor dirigiu a Oséias (filho de Beeri) durante os reinados dos seguintes quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e também no tempo do reinado de Jeroboão (filho de Jeoás), rei de Israel.

A esposa e os filhos de Oséias

Foi esta a primeira mensagem: Disse o Senhor a Oséias: “Casa-te com uma rapariga que seja uma prostituta, de forma que alguns dos filhos que ela tiver sejam de outros homens. Isto ilustrará a forma infiel como o meu povo se tem conduzido para comigo, cometendo abertamente adultério contra mim ao adorarem outros deuses.”

Então Oséias casou com Gomer (filha de Diblaim), e ela concebeu e deu à luz um filho.

4/5 O Senhor falou-lhe assim: “Põe-lhe o nome de Jezreel, porque no vale de Jezreel em breve castigarei a dinastia do rei Jeú, por causa dos assassínios que cometeu; na verdade, em breve porei fim a Israel como reino independente, quebrando o poder da nação, nesse vale de Jezreel.”

Gomer tornou a conceber e teve outro filho — uma rapariga. Deus disse a Oséias: “Põe-lhe o nome de Lo-Ruama (que quer dizer: sem misericórdia), porque não terei mais misericórdia de Israel para lhe perdoar outra vez. Contudo, da tribo de Judá, sim, terei misericórdia. Eu próprio a libertarei dos seus inimigos, sem intervenção nem de exército nem de armas.”

8/9 Depois de ter desmamado Lo-Ruama, Gomer teve outro filho — um rapaz, de novo. E Deus mandou: “Chama-lhe Lo-Ami (que quer dizer: não meu), porque Israel não me pertence e eu não sou o seu Deus.

10 Todavia, há-de vir o tempo em que Israel se tornará uma grande e próspera nação. Nessa altura o seu povo será demasiado numeroso para se poder contar — será como a areia do mar! E então, em vez de lhes dizer: ‘Não são meu povo’, dir-lhes-ei: ‘Vocês são meus filhos, filhos do Deus vivo.’ 11 O povo de Israel e o de Judá unir-se-ão sob um único líder. Regressarão juntos do exílio. Que grande dia será esse, em que Deus plantará novamente o seu povo no fértil solo da sua própria terra.”

Chinese Contemporary Bible (Simplified)

何西阿书 1

1乌西雅、约坦、亚哈斯和希西迦做犹大王,约阿施的儿子耶罗波安做以色列王期间,耶和华将祂的话传给备利的儿子何西阿。

何西阿娶妓女为妻

耶和华首次向何西阿说话时,对他说:“你去娶一个妓女为妻,和她生养儿女,因为这片土地上的人极其淫乱,背弃了耶和华。” 于是,何西阿娶了滴拉音的女儿歌蜜为妻,她怀孕为他生了一个儿子。 耶和华对何西阿说:“给他取名叫耶斯列[a],因为再过不久,我就要因耶户家在耶斯列的屠杀而惩罚他们,消灭以色列国。 那时,我要在耶斯列平原折断以色列的弓。” 后来,歌蜜又怀孕生了一个女儿。耶和华对何西阿说:“给她取名叫罗·路哈玛[b],因为我将不再怜悯以色列家,也不再赦免他们的罪。 但我要怜悯犹大家,使他们依靠他们的上帝耶和华得到拯救,而不是依靠战弓、刀剑、马匹、骑兵和战争。” 罗·路哈玛断奶后,歌蜜又怀孕生了一个儿子。 耶和华说:“给他取名叫罗·阿米[c],因为以色列人不再是我的子民,我也不再是他们的上帝。

以色列的复兴

10 “然而,以色列的人数必像海沙一样量不尽、数不完。从前我在什么地方对他们说‘你们不是我的子民’,将来也要在那里对他们说‘你们是永活上帝的儿女’。 11 那时,犹大人和以色列人将被聚集起来,为自己选立一位首领,从流亡之地返回故乡,安居乐业。耶斯列的日子将是伟大的日子。

Notas al pie

  1. 1:4 耶斯列”意思是“上帝撒种”。此处指上帝要像撒种一样驱散以色列人,但在1:11指上帝要赐福他们,就像撒种后获得了大丰收。
  2. 1:6 罗·路哈玛”意思是“不蒙怜悯”。
  3. 1:9 罗·阿米”意思是“不是我的子民”。