Neemias 11 – OL & NVI-PT

O Livro

Neemias 11:1-36

Os novos habitantes de Jerusalém

(1 Cr 9.1-17)

1Os governantes israelitas viviam nessa altura em Jerusalém, a santa cidade de Deus; mas um em cada dez do povo das outras povoações e cidades de Judá e Benjamim aceitou ser escolhido por sorteio para ali viver também. 2O povo elogiou todos os que voluntariamente se ofereceram para residir em Jerusalém.

3Segue-se uma lista dos nomes dos funcionários administrativos que vieram para Jerusalém, ainda que a maioria dos chefes, sacerdotes, levitas, auxiliares do templo e descendentes dos funcionários reais de Salomão continuasse a habitar nas suas casas em várias localidades de Judá. 4Outras pessoas, tanto de Judá como de Benjamim, ficaram a viver em Jerusalém.

Chefes da tribo de Judá:

Ataías, cujos ascendentes eram, sucessivamente, de filho para pai: Uzias, Zacarias, Amarias, Sefatias e Malaliel, descendentes de Perez;

5Maaseias, cujos ascendentes eram: Baruque, Col-Hoze, Hazaías, Adaías, Joiaribe, Zacarias e Silonite.

6Ao todo eram 468 os valentes descendentes de Perez que viviam em Jerusalém.

7Chefes da tribo de Benjamim:

Salu, cujos ascendentes eram Mesulão, Joede, Pedaías, Colaías, Maaseias, Itiel e Jesaías, 8e os 968 descendentes de Gabai e de Salai.

9O seu chefe era Joel, filho de Zicri, assistido por Judá, filho de Hassenua.

10Chefes dos sacerdotes:

Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim,

11Seraías, cuja ascendência era sucessivamente: Hilquias, Mesulão, Zadoque, Meraiote e Aitube, que era o sumo sacerdote. 12-14Ao todo eram 822 os sacerdotes que faziam o serviço no templo sob a liderança destes homens.

Havia também 242 sacerdotes sob as ordens de Adaías, cuja ascendência era:

Jeroão, Pelalias, Amzi, Zacarias, Pasur e Malquias. Havia ainda 128 valentes homens sob as ordens de Amassai, cuja ascendência era:

Azarel, Azai, Mesilemote e Imer; era assistido por Zabdiel, filho de Gedolim.

15Chefes levitas:

Semaías, cuja ascendência era: Hassube, Azricão, Hasabias e Buni;

16Sabetai e Jozabade, que tinham a seu cargo o trabalho fora do templo;

17Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, era ele quem começava o serviço de oração com agradecimento a Deus;

Baquebuquias e Abda, cuja ascendência era:

Samua, Galal e Jedutun, eram ambos assistentes.

18Ao todo havia 284 levitas em Jerusalém.

19Havia também 172 porteiros, chefiados por Acube, Talmom e outros do seu clã.

20Os outros sacerdotes, levitas e povo viviam nos lugares onde as suas famílias tinham herdado propriedades dos antepassados.

21Contudo, os auxiliares do templo, cujos chefes eram Zia e Gispa, viviam todos em Ofel.

22O supervisor dos levitas em Jerusalém e dos que serviam no templo era Uzi, cujos ascendentes eram: Bani, Hasabias, Matanias e Mica, descendente de Asafe, cujo clã se tornou cantores do tabernáculo. 23Fora nomeado pelo rei que também estabelecera a escala de gratificações devidas aos cantores.

24Petaías, filho de Mesezabel, descendente de Zera, filho de Judá, ocupava-se de todos os assuntos da administração pública.

25Estas são algumas das localidades onde o povo de Judá vivia: Quiriate-Arba, Dibom, Jecabzeel e as povoações ao redor; 26Jesua, Molada, Bete-Palete, 27Hazar-Sual, Berseba e arredores; 28Ziclague, Mecona e as suas aldeias; 29En-Rimom, Zora, Jarmute, 30Zanoa, Adulão e as aldeias ao redor; Laquis, Azeca e lugares e campos em volta. Foi assim que o povo se espalhou de Berseba até ao vale de Ben-Hinom.

31O povo da tribo de Benjamim vivia em Geba, Micmás, Aiá, Betel e aldeias circunvizinhas, 32Anatote, Nobe, Ananias, 33Hazor, Ramá, Gitaim, 34Hadide, Zeboim, Nebalate, 35Lode e Ono, o vale do Artífices.

36Alguns dos levitas que viviam em Judá foram enviados para viver com a tribo de Benjamim.

Nova Versão Internacional

Neemias 11:1-36

O Repovoamento de Jerusalém

1Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades. 2O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém.

3Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão viviam nas cidades de Judá, cada um em sua propriedade. Estes são os líderes da província que passaram a morar em Jerusalém 4(além deles veio gente tanto de Judá quanto de Benjamim viver em Jerusalém):

Entre os descendentes de Judá:

Ataías, filho de Uzias, neto de Zacarias, bisneto de Amarias; Amarias era filho de Sefatias e neto de Maalaleel, descendente de Perez.

5Maaseias, filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá.

6Os descendentes de Perez que viviam em Jerusalém totalizavam 468 homens de destaque.

7Entre os descendentes de Benjamim:

Salu, filho de Mesulão, neto de Joede, bisneto de Pedaías; Pedaías era filho de Colaías, neto de Maaseias, bisneto de Itiel, tetraneto de Jesaías; 8os seguidores de Salu, Gabai e Salai totalizavam 928 homens.

9Joel, filho de Zicri, era o oficial superior entre eles, e Judá, filho de Hassenua, era responsável pelo segundo distrito da cidade.

10Entre os sacerdotes:

Jedaías, filho de Joiaribe; Jaquim;

11Seraías, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque—Zadoque era filho de Meraiote, neto de Aitube, supervisor da casa de Deus— 12e seus colegas, que faziam o trabalho do templo, totalizavam 822 homens.

Adaías, filho de Jeroão, neto de Pelaías, bisneto de Anzi—Anzi era filho de Zacarias, neto de Pasur, bisneto de Malquias— 13e seus colegas, que eram chefes de famílias, totalizavam 242 homens.

Amassai, filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, tetraneto de Imer, 14e os seus colegas, que eram homens de destaque, totalizavam 128.

O oficial superior deles era Zabdiel, filho de Gedolim.

15Entre os levitas:

Semaías, filho de Hassube, neto de Azricão, bisneto de Hasabias, tetraneto de Buni;

16Sabetai e Jozabade, dois dos líderes dos levitas, encarregados do trabalho externo do templo de Deus;

17Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, o dirigente que conduzia as ações de graças e as orações;

Baquebuquias, o segundo entre os seus colegas;

e Abda, filho de Samua, neto de Galal, bisneto de Jedutum.

18Os levitas totalizavam 284 na cidade santa.

19Os porteiros:

Acube, Talmom e os homens dos seus clãs, que guardavam as portas, eram 172.

20Os demais israelitas, incluindo os sacerdotes e os levitas, estavam em todas as cidades de Judá, cada um na propriedade de sua herança.

21Os que prestavam serviço no templo moravam na colina de Ofel, e Zia e Gispa estavam encarregados deles.

22O oficial superior dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, neto de Hasabias, bisneto de Matanias, tetraneto de Mica. Uzi era um dos descendentes de Asafe, que eram responsáveis pela música do templo de Deus. 23Eles estavam sujeitos às prescrições do rei, que regulamentavam suas atividades diárias.

24Petaías, filho de Mesezabel, descendente de Zerá, filho de Judá, representava o rei nas questões de ordem civil.

25Alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e seus povoados, em Dibom e seus povoados, em Jecabzeel e seus povoados, 26em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete, 27em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados, 28em Ziclague, em Meconá e seus povoados, 29em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute, 30em Zanoa, em Adulão e seus povoados, em Laquis e seus arredores, e em Azeca e seus povoados. Eles se estabeleceram desde Berseba até o vale de Hinom.

31Os descendentes dos benjamitas foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados, 32em Anatote, Nobe e Ananias, 33Hazor, Ramá e Gitaim, 34Hadide, Zeboim e Nebalate, 35Lode e Ono, e no vale dos Artesãos.

36Alguns grupos dos levitas de Judá se estabeleceram em Benjamim.