Números 3 – O Livro OL

O Livro

Números 3:1-51

A tribo de Levi

1No tempo em que o Senhor falou a Moisés junto ao monte Sinai, eram os seguintes os filhos de Aarão: 2Nadabe, o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar. 3Eram todos ungidos como sacerdotes e separados para administrar as coisas sagradas no tabernáculo. 4Contudo, Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor no deserto de Sinai, quando lhe ofereceram fogo estranho que não era sagrado. E como não tinham filhos, ficaram apenas Eleazar e Itamar para assistirem a seu pai, Aarão.

5Então o Senhor disse a Moisés: 6“Convoca a tribo de Levi e apresenta-os a Aarão e seus assistentes. 7Eles deverão seguir as suas instruções e cumprir com os deveres sagrados na tenda do encontro a favor do povo de Israel. 8Fica a seu cargo todo o material e mobiliário, assim como a manutenção da tenda do encontro. 9-10Contudo, apenas Aarão e seus filhos poderão desempenhar as funções de sacerdote. Outra pessoa, seja quem for, que tentar executar essas funções deverá morrer.”

11E disse-lhe mais o Senhor: 12“Separei para mim os levitas em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel. Portanto, os levitas são meus em troca de todos os primogénitos. 13Desde o dia em que matei os filhos mais velhos das famílias do Egito, separei para mim os primeiros filhos a nascer aos casais israelitas, assim como também aos próprios animais. São meus. Eu sou o Senhor.”

14O Senhor falou-lhe de novo no deserto de Sinai, dizendo: 15“Recenseia a tribo de Levi, indicando o número de pessoas em cada família. Conta cada indivíduo, de sexo masculino, a partir da idade de um mês.” 16Foi o que Moisés fez, conforme a ordem recebida do Senhor, 17sendo estes os nomes dos filhos de Levi e dos seus filhos:

Gerson, Coate e Merari.

18Libni e Simei foram os filhos de Gerson que deram o nome às famílias descendentes dele.

19Amrão, Izar, Hebrom e Uziel foram os filhos de Coate que deram o nome a outras tantas famílias descendentes dele.

20Mali e Musi, filhos de Merari, deram igualmente o nome às duas famílias descendentes dele.

Estas são, portanto, as famílias de levitas, segundo os seus clãs.

21Filho de Levi: Gerson. Netos de Levi (e nomes das famílias): Libni e Simei.

22Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 7500.

23-24Chefe da clã: Eliasafe, filho de Lael.

Localização do acampamento: A oriente do tabernáculo.

25Responsabilidades: Estas duas famílias de levitas têm a responsabilidade de cuidar da manutenção da tenda do encontro; das suas cobertas, das cortinas da entrada, das que rodeiam o pátio, 26das portas do pátio, do altar, e das cordas para atar todo o tabernáculo, sempre que preciso.

27Filho de Levi: Coate. Netos de Levi (e nomes das famílias): Amrão, Izar, Hebrom, Uziel.

28Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 8600. E ficaram como encarregados das funções do santuário.

29-30Chefe do clã: Elizafã, filho de Uziel. Localização do acampamento:

A sul do tabernáculo.

31Responsabilidades: As responsabilidades destas quatro famílias incidem sobre a arca, a mesa, o candelabro, os altares, os vários utensílios usados no tabernáculo, o véu, e todas as reparações que for necessário fazer em cada uma dessas coisas.

32Nota: Eleazar, filho de Aarão, será o administrador responsável sobre os chefes dos levitas, com a especial responsabilidade da superintendência geral do santuário.

33Filho de Levi: Merari. Netos de Levi (e nomes das famílias): Mali e Musi.

34Ao todo, os homens com mais de um mês de idade eram 6200.

35Chefe do clã: Zuriel, filho de Abiail.

Localização do acampamento: A norte do tabernáculo.

36Responsabilidades: Têm de cuidar de toda a estrutura do tabernáculo, das tábuas, das varas, das colinas, das bases, e também de todos os recipientes, assim como de equipamento necessário para o seu uso; 37e ainda das estacas e cordas.

38A área oriental em relação à tenda do encontro foi reservada para as tendas de Moisés, de Aarão e dos filhos, que tinham a responsabilidade superior do tabernáculo, a favor de Israel. Quem não fosse sacerdote nem levita e tentasse aproximar-se do tabernáculo teria de ser executado.

39Assim, o total dos levitas, segundo a contagem de Moisés e de Aarão, de acordo com a ordem do Senhor, foi de 22 000 indivíduos do sexo masculino, a partir de um mês de idade.

40Então o Senhor disse a Moisés: “Recenseia agora os filhos primogénitos dos israelitas, a partir de um mês de idade, e faz o registo de cada nome. 41Quanto aos levitas, esses serão meus, eu sou Senhor, como substitutos dos primogénitos dos israelitas; também me pertencem as primeiras crias do gado do povo.”

42Assim fez Moisés o censo dos filhos mais velhos do povo de Israel, tal como o Senhor lhe ordenara, 43sendo o total de homens com mais de um mês de idade, de 22 273.

44Disse o Senhor a Moisés: 45“Dá-me os levitas em lugar dos primeiros filhos que nascerem aos israelitas, e também o gado dos levitas em lugar dos primeiros nascidos do gado de Israel. Sim, os levitas serão meus. Eu sou o Senhor. 46Quanto aos 273 indivíduos que ultrapassam o número equivalente dos levitas (22 000) 47-48hão de ser resgatados, dando a Aarão e aos seus filhos a quantia de cinco peças de dinheiro por cabeça. Cada peça de dinheiro tem o valor de 11,5 gramas de prata; conforme o peso do santuário.”

49Dessa forma, recebeu Moisés o dinheiro em resgate dos primogénitos israelitas que estavam em excesso relativamente ao número dos levitas. 50O dinheiro assim coletado atingiu um montante de 16 quilos de prata, 51que Moisés deu a Aarão e filhos como o Senhor ordenara.