Isaías 40 – OL & CCB

O Livro

Isaías 40:1-31

O consolo para o povo de Deus

1“Consolem o meu povo, diz o vosso Deus. 2Falem ternamente a Jerusalém e digam-lhe que os seus dias de tristeza já se foram. Os seus pecados são perdoados e já recebeu do Senhor o dobro do castigo pelos seus pecados.”

3Ouçam! Eu ouvi a voz de alguém gritando:

“Façam um caminho para o Senhor no deserto.

Façam um caminho direito para o nosso Deus.

4Sejam levantados os vales e nivelados todos os montes e colinas;

sejam aplanados os caminhos tortuosos da montanha,

limpas as veredas pedregosas e tapadas as suas covas.

5A glória do Senhor será vista

por toda a raça humana junta.”

Foi o Senhor quem falou; assim acontecerá.

6Disse a voz: “Clama bem alto!”

“O que é que eu hei de clamar?”, perguntei.

“Que o ser humano é como a erva e que toda a sua beleza murcha como as flores que morrem. 7A erva seca e as flores murcham sob o sopro do Senhor. E assim é com a frágil criatura humana. 8A erva seca e as flores murcham, contudo, a palavra do nosso Deus permanece para sempre.”

9Tu, ó Sião, anunciador de boas novas, sobe a um alto monte! Tu, anunciador de boas novas a Jerusalém, grita bem alto, não tenhas receio, e diz às cidades de Judá: “Eis aqui o vosso Deus!” 10Sim, o Senhor Deus vem aí com grande poder. Governará com domínio eficaz. Dará a cada um a justa recompensa. 11Alimentará o seu rebanho como um pastor; levará nos braços os cordeirinhos e guiará mansamente as ovelhas que amamentam.

12Quem mais tem poder para segurar nas suas mãos os oceanos e para conhecer os céus em todas as suas medidas? Quem mais conhece perfeitamente o peso de toda a Terra, das montanhas e das cordilheiras? 13Quem conheceu todo o pensamento do Senhor ou quem é seu conselheiro? 14Alguma vez terá precisado de ser instruído quanto ao que é reto, ao que é melhor? Quem é que lhe ensinou a ciência e lhe deu a conhecer a sabedoria?

15Porque os povos do mundo nada são em relação a ele; são como uma gota de água que cai num balde ou como um grão de pó no prato duma balança. Pega nas ilhas como se fossem coisa sem peso. 16As florestas do Líbano juntas não formariam combustível suficiente para consumir um holocausto no seu altar; nem tão-pouco todos os seus animais seriam suficientes para o holocausto. 17Todas as nações são como nada para ele; aos seus olhos, são até menos que nada; são vazio e nulidade.

18Como se poderá então descrever Deus? Com que é que poderá ser comparado? 19Com algum ídolo? Com um ídolo qualquer, feito segundo um molde, pintado de tinta dourada, com cadeias prateadas em volta do pescoço? 20Qualquer pessoa, se não tiver dinheiro bastante para comprar um ídolo desses, pode pegar num pedaço de madeira e procurar um artífice para lhe fazer um ídolo que possa durar!

21Serão vocês assim tão ignorantes? Serão assim tão surdos às palavras de Deus, palavras essas que já foram dadas desde a fundação do mundo? Nunca ouviram nem compreenderam isso? 22É Deus quem se senta acima do globo da Terra, cujos habitantes são para ele como minúsculos gafanhotos. É ele quem estende os céus como uma cortina, como se fizesse com ela a sua tenda. 23Reduz a nada os grandes senhores desta Terra e torna inúteis os seus governantes. 24Dificilmente estabilizam e criam raízes, se Deus soprar sobre eles; as suas obras perdem todo o seu valor, levando-as o vento como à palha.

25“Com quem me hão de comparar então? Quem será semelhante a mim?”, pergunta aquele que é Santo.

26Vejam os céus! Quem foi que criou todas essas estrelas? Tal como um pastor conduz as suas ovelhas, chamando cada uma pelo seu nome, e as conta para ver se alguma se terá perdido ou desviado, assim Deus faz com os astros!

27Ó Jacob, ó Israel, como podes tu dizer que o Senhor não vê as tuas aflições, que não se interessa em fazer-te justiça? 28Não compreendes? Não sabes tu já que o eterno Deus, o Criador das mais distantes partes da Terra, nunca fica cansado nem desfalecido? Ninguém jamais conseguirá descobrir a profundidade do seu pensamento. 29Dá novas forças ao que está cansado e multiplica as energias daquele que está fraco. 30Até mesmo a juventude se cansará; há jovens que acabarão por desistir. 31Mas os que confiam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão sem desfalecerem.

Chinese Contemporary Bible (Simplified)

以赛亚书 40:1-31

上帝对祂子民的安慰

1你们的上帝说:

“你们要安慰我的子民。

2要温柔地告诉耶路撒冷

她的苦难已经结束,

她的罪恶已经被除去。

她因自己的一切罪已受到耶和华加倍的惩罚40:2 她因自己的一切罪已受到耶和华加倍的惩罚”或译“她的一切罪已得到耶和华双倍的赦免”。。”

3听啊,有人高喊:

“在旷野预备耶和华的道,

在沙漠修直我们上帝的路。

4一切山谷将被填满,

大山小丘将被削平;

坎坷之地将变得平坦,

崎岖的地面将成为平原。

5耶和华的荣耀必彰显,

世人必一同看见。

这是耶和华亲口说的。”

6有声音说:“呼喊吧!”

我问道:“我呼喊什么呢?”

那声音说:“芸芸众生尽如草,

荣华富贵像野地的花。

7耶和华吹一口气,

草就枯干,花也凋残。

人类诚然像草。

8草必枯干,花必凋残,

唯有我们上帝的话永远长存。”

9锡安报告好消息的人啊,

要登上高山!

耶路撒冷报告好消息的人啊,

要大声宣告!

要提高声音,不要惧怕!

要高声对犹大的城邑说:

“你们的上帝来了!”

10看啊,主耶和华带着能力来了,

祂的臂膀执掌王权;

祂带着赏赐而来,

要酬劳祂的子民。

11祂像牧人一样牧养自己的羊群,

用臂膀把羊羔聚在一起,

抱在怀中,

温柔地引导母羊。

12谁曾用手心量海水?

谁曾用手掌度苍天?

谁曾用升斗盛大地的尘土?

谁曾用秤称高山,用天平称丘陵?

13谁曾测度耶和华的心?

谁曾做祂的谋士指点祂?

14祂请教过谁?

谁教过祂正道?

谁教过祂知识?

谁指点过祂领悟之道?

15看啊,列国就像水桶中的一滴水,

又如天平上的尘埃。

祂举起众海岛,好像捧起微尘。

16黎巴嫩的树木不够作献祭的燃料,

林中的走兽也不够作燔祭。

17万国在祂面前都算不得什么,

在祂看来不过是虚无。

18你们拿谁与上帝相比呢?

你们用什么形象比作上帝呢?

19偶像是工匠制造的,

银匠替它包上金子、打造银链。

20买不起这种偶像的人就选一块耐用的木头,

找个精巧的工匠,

雕出一个可以站立不倒的偶像。

21难道你们不知道吗?

难道你们没有听过吗?

难道不是从起初就告诉过你们吗?

难道从大地奠立根基以来,

你们一直没有明白吗?

22上帝的宝座设立在大地的圆圈之上,

地上的人类好像蚱蜢。

祂铺展诸天,就像铺展幔子、铺展人居住的帐篷。

23祂使掌权者归于无有,

使世上的审判官化为虚无。

24他们像草一样刚被栽上,

刚被种上,

刚在土里扎根,

上帝一口气吹来,便都枯干了,

暴风将他们像禾秸一样吹去。

25那位圣者说:“你们拿谁与我相比,

使之与我同等呢?”

26你们向天举目,

看看是谁创造了这万象?

是谁把众星一一领出来,

给它们取名?

祂的权柄和能力极大无比,

它们一个也不会少。

27雅各啊,你怎能说耶和华看不见你的遭遇呢?

以色列啊,你怎能说上帝并不顾念你的冤情呢?

28难道你不知道?

难道你没有听见过?

永恒的上帝耶和华——创造地极的主宰不会疲乏也不会困倦,

祂的智慧深不可测。

29祂赐疲乏的人能力,

给软弱的人力量。

30即使青年也会疲乏困倦,

强壮的人也会踉跄跌倒;

31但仰望耶和华的人必重新得力。

他们必像鹰一样展翅高飞,

他们奔跑也不困倦,

他们行走也不疲乏。