O Livro

1 Crônicas 15

A arca retorna a Jerusalém

(2 Sm 6.12-23)

1David fez para si vários palácios em Jerusalém. Construiu também uma tenda para que nela estivesse a arca de Deus. Para tal deu as seguintes instruções: “Ninguém mais, além dos levitas, poderá transportá-la; é a eles que compete esse serviço para sempre.”

Então David convocou todo o povo de Israel para Jerusalém, a fim de celebrarem o transporte da arca para o lugar que tinha destinado.

Foram estes os sacerdotes e os levitas que estiveram presentes:

do clã do Coate estiveram 120,

Uriel era o seu chefe;

do clã de Merari, 220,

Asaías era o chefe;

do clã de Gerson, 130,

Joel era o chefe;

do subclã de Elizafã, 200,

Semaías era o chefe;

do subclã de Hebrom, 80,

Eliel era o chefe;

10 do subclã de Uziel, 112,

Aminadabe era o chefe.

11 David mandou chamar os sacerdotes Zadoque e Abiatar, assim como os chefes dos levitas: Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe. 12 “Vocês são os chefes dos clãs dos levitas”, disse-lhes. “Portanto, santifiquem-se, a vós próprios e aos vossos irmãos, de forma que possam trazer a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o lugar que lhe preparei. 13 O Senhor, nosso Deus, castigou-nos da outra vez, porque não respeitámos os preceitos divinos; era a vocês que competia levarem a arca.” 14 Então os sacerdotes e os levitas executaram os rituais de santificação, como preparação para o transporte da arca de Senhor, o Deus de Israel. 15 Depois os levitas carregaram-na, eles próprios, aos ombros, com as varas apropriadas, tal como o Senhor ordenara a Moisés.

16 David também tinha ordenado aos levitas que organizassem os coros de cantores, acompanhando-se da música forte e alegre dos instrumentos, como alaúdes, harpas e címbalos. 17 Hemã, filho de Joel, Asafe, filho de Berequias, e Etã, filho de Cusaías, do clã de Merari, eram os responsáveis pela parte musical. 18 Os seguintes homens foram escolhidos como seus assistentes: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaseia, Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom e Jeiel; estes eram também porteiros.

19 Hemã, Asafe e Etã foram escolhidos para tocarem os címbalos de bronze. 20 Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaseia e Benaia formavam um octeto acompanhado de harpas. 21 Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias eram harpistas. 22 O chefe dos cantores era Quenanias, líder dos levitas, o qual foi selecionado pelas suas qualidades.

23 Berequias e Elcana eram os guardas da arca. 24 Sebanias, Josafate, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliezer, todos eles sacerdotes, formavam um conjunto de cornetas que ia à frente do cortejo. Obede-Edom e Jeías guardavam a arca.

A arca é trazida para Jerusalém

(2 Sm 6.12-19)

25 David e os anciãos de Israel, acompanhados dos generais do exército, foram com grande alegria até à casa de Obede-Edom, para trazerem a arca da aliança do Senhor para Jerusalém. 26 E porque Deus protegeu os levitas que transportavam a arca da aliança do Senhor, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros. 27 David e os levitas que transportavam a arca, os cantores e Quenanias, o chefe dos cantores, estavam vestidos de roupa de linho; David trazia também uma veste sacerdotal[a]. 28 Foi dessa maneira que os líderes de Israel transportaram a arca da aliança, com brados de júbilo, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, acompanhados de harpas e alaúdes.

29 Quando a arca da aliança do Senhor chegou à Cidade de David, Mical, a filha de Saul, da janela onde se encontrava, sentiu desprezo por David ao vê-lo a dançar e a tocar.

Notas al pie

  1. 15.27 No hebraico, éfode de linho. Peça de vestuário habitualmente usada pelos sacerdotes, aqui provavelmente usada por devoção.

Knijga O Kristu

Este capítulo no está disponible momentáneamente. Por favor intente nuevamente luego.