O Livro

Êxodo 39

As vestes dos sacerdotes

(Êx 28.1-43)

1Então fizeram também, para os sacerdotes, belas vestimentas em tecido azul, púrpura e vermelho, fatos esses que deviam ser usados no serviço do lugar santo. Este mesmo tecido foi usado na confeção das vestimentas sagradas de Aarão, de acordo com as instruções que o Senhor deu a Moisés.

Também o éfode foi feito deste mesmo tecido, fabricado com ouro e fino linho retorcido. Bezalel estendeu ouro em lâminas, que cortou depois em fios para entretecê-los por entre o azul, a púrpura, o vermelho e o linho fino retorcido. Ficou uma bela obra-prima depois de acabada.

4-5 O éfode ficou seguro aos ombros por presilhas, e atado na parte de baixo por um cinto feito de uma só peça, em tecido de linho fino retorcido, com ouro, azul, púrpura e vermelho, tal como o Senhor indicara a Moisés. As duas pedras de ónix, presas às presilhas dos ombros, estavam engastadas em ouro e tinha gravados os nomes das tribos de Israel, tal como os nomes são gravados num anel. Estas pedras serviam para lembrar, perante o Senhor, o povo de Israel. Tudo isto foi feito de acordo com as instruções do Senhor a Moisés.

O peitoral era uma bela obra-prima, tal como o éfode, feito do mais fino linho, em ouro, azul, púrpura e vermelho. Era uma peça quadrada, de 23 centímetros de lado, dobrada em duas partes. 10 Havia nele quatro fileiras de pedras preciosas. A primeira fileira tinha um rubi, um topázio e um berilo. 11 A segunda, uma esmeralda, uma safira e um diamante. 12 A terceira, uma opala, uma ágata e uma ametista. 13 E a quarta, um topázio, um ónix e um jaspe. Todas estas pedras estavam engastadas em ouro 14 e estavam gravadas com os nomes das doze tribos de Israel.

15-18 Para ligar o peitoral ao éfode foi colocada uma argola de ouro no cimo de cada presilha do éfode. Às argolas prendiam-se dois cordões de ouro entrançado, ligados a duas fivelas na parte superior do peitoral. Havia mais duas argolas em ouro, na bainha inferior do peitoral, na parte interna, junto ao éfode. 19-20 Duas outras argolas de ouro foram postas na parte de baixo das presilhas dos ombros do éfode, na altura em que o éfode se juntava ao seu belo cinto. 21 O peitoral ficava seguro acima do cinto do éfode, quando se atavam as suas argolas à do éfode, com fita azul.

Tudo isto foi ordenado pelo Senhor a Moisés.

22 O manto do éfode era tecido todo em azul. 23 Havia uma abertura no meio, como numa cota de malha, por onde a cabeça passava. A bainha dessa abertura estava reforçada de forma a não se desfiar. 24 Havia romãs na extremidade do manto, feitas em tecido de linho bordado a azul, púrpura e vermelho. 25-26 Havia campainhas de ouro puro, por entre as romãs, ao longo de toda a bainha inferior. Este manto era usado quando Aarão administrava o culto ao Senhor, como tinha ordenado a Moisés.

27 Também se fizeram vestimentas para Aarão e os seus filhos, confecionadas em fino linho retorcido. 28 O peitoral, os belos turbantes, os gorros, assim como os calções a serem usados interiormente, tudo foi feito igualmente neste mesmo linho. 29 E o cinto, também de linho, estava bordado a azul, púrpura e vermelho, tal como Senhor indicara a Moisés. 30 Finalmente, foi feita também a placa sagrada, de ouro puro, para ser usada na parte da frente do turbante, tendo gravadas as seguintes palavras: consagrado ao Senhor. 31 E foi presa ao turbante com um fio azul, segundo as instruções do Senhor.

Moisés inspeciona o tabernáculo

(Êx 35.10-19)

32 Assim se acabou a obra do tabernáculo e da tenda do encontro, seguindo à risca todas as instruções dadas pelo Senhor a Moisés a este respeito.

33 Então trouxeram todo o tabernáculo a Moisés:

a tenda, todos os recipientes, os colchetes, as tábuas, as barras, as colunas e as bases;

34 as cobertas para o teto e para os lados do tabernáculo, de peles de carneiro tingidas de vermelho e de peles de couro fino, assim como o véu;

35 a arca do testemunho, com os dez mandamentos, mais as suas varas de transporte e o propiciatório;

36 a mesa e os seus utensílios e o pão da Presença;

37 o candelabro de ouro puro com as suas lâmpadas, utensílios e óleo;

38 o altar de ouro, o óleo da unção e o incenso aromático; o véu da entrada do tabernáculo,

39 o altar de bronze e a grelha, igualmente de bronze, e os respetivos utensílios, a bacia e a respetiva base;

40 os véus das paredes do pátio, assim como os postes para os manter, as bases e os véus para a entrada do pátio,

as cordas, os pregos e todos os utensílios usados na construção da tenda do encontro.

41 Também trouxeram para inspeção as belas vestimentas confecionadas para serem usadas no serviço do culto no lugar santo, e as vestimentas sagradas de Aarão, o sacerdote, e as dos seus filhos, que deviam usar no serviço de Deus.

42 Dessa maneira, o povo de Israel seguiu as instruções que o Senhor deu a Moisés. 43 Este inspecionou todo o seu trabalho e abençoou-os, porque tudo estava conforme as instruções que o Senhor lhe dera.