O Livro

Êxodo 37

A arca

(Êx 25.10-22)

1A seguir, Bezalel fez a arca. Foi construída em madeira de acácia, com 125 centímetros de comprimento, 75 centímetros de largura e 75 centímetros de altura. Foi toda revestida de ouro puro, por dentro e por fora, e colocou-lhe uma moldura em ouro em toda a volta. Prenderam quatro argolas de ouro aos seus quatro cantos, duas argolas de cada lado. Depois fez varas de madeira de acácia, revestiu-as de ouro e colocou-as nas argolas nos lados da arca a fim de poder ser transportada.

Fez uma tampa de ouro puro, um propiciatório. Tinha 125 centímetros de comprimento, por 75 de largura. Fez dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, e colocou-os, um em cada extremidade da tampa da arca. Estes querubins foram moldados de forma a fazerem, com esta tampa, que é o propiciatório, uma só peça. Os querubins estavam voltados um para o outro, olhando para baixo, e com as asas estendidas, cobrindo assim o propiciatório.

A mesa

(Êx 25.23-30)

10 Seguidamente, fez a mesa de madeira de acácia com 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. 11 Foi revestida de ouro puro, com uma moldura de ouro em volta. 12 Também construiu uma coroa de ouro de 7 centímetros de altura à volta da mesa. 13 Depois fundiu quatro argolas de ouro e colocou-as nos cantos exteriores das quatro pernas da mesa, 14 junto ao tampo, para poder enfiar as varas para ser transportada. 15 Seguidamente, fez as varas de madeira de acácia revestidas de ouro, 16 e fez ainda, os pratos, colheres, jarros e taças, tudo em ouro puro, que deveriam estar sobre a mesa.

O candelabro

(Êx 25.31-40)

17 Então foi a vez do candelabro, em ouro puro, trabalhado a martelo. A sua base, as hastes, os cálices e os botões, em forma de flores de amendoeira, tudo foi feito de uma só peça. 18 O candelabro ficou com seis hastes, três para cada lado. 19 Em cada uma das hastes estavam três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20 A haste central do candelabro ficou decorada com quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores, uma entre cada saída das hastes laterais. 21 Igualmente o pé, no meio do candelabro, foi decorado com flores de amendoeira, uma flor sob a saída de cada um dos três pares de hastes laterais e uma outra na extremidade. 22 Toda esta decoração mais as hastes foram feitas de uma só peça de ouro puro, trabalhado a martelo 23 Depois fez as sete lâmpadas para este candelabro. Também fez em ouro puro, as peças com que se espevitam as luzes, tanto como as que servem para as apagar. 24 O candelabro e seus acessórios, pesava 34 quilos[a]; e todo ele era de ouro puro.

O altar do incenso

(Êx 30.1-5, 22-38)

25 O altar do incenso foi feito de madeira de acácia. Era quadrado, com 50 centímetros de lado e 1 metro de altura, e com os seus chifres de cada canto feitos de uma só peça com o próprio altar. 26 Revestiu de ouro puro a parte de cima, todos os lados e as pontas. E pôs-lhe uma moldura, toda em volta da parte de cima, em ouro. 27 E foram colocadas duas argolas de ouro, nos dois lados opostos, abaixo da moldura, para nelas enfiar as varas a fim de carregar o altar. 28 Também estas varas eram de madeira de acácia, revestidas de ouro.

29 Fez então o óleo sagrado para ungir os sacerdotes, com incenso aromático, puro, usando também as técnicas dos mais hábeis perfumistas.

Notas al pie

  1. 37.24 Em algumas traduções aparece 1 talento, uma medida de peso que equivale aproximadamente a 34 kg.