O Livro

Êxodo 31

Bezalel e Aoliabe

(Êx 35.30–36.1)

1Disse também o Senhor a Moisés: “Toma nota de que chamei Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, e que o enchi com o Espírito de Deus, dando-lhe sabedoria, capacidade e conhecimentos para todos os trabalhos. Ele está pois altamente dotado como artista desenhador de todas as peças feitas em ouro, prata e bronze. Está igualmente capacitado para trabalhar como joalheiro e escultor de madeira. Também nomeei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dan, para que seja seu assistente. Além disso, tenho dado especial sabedoria a todos os que são conhecidos como peritos na construção de tudo o que te indiquei para fazer, ou seja:

a tenda do encontro;

a arca do testemunho com o propiciatório sobre ela;

todo o mobiliário do tabernáculo;

a mesa com os seus utensílios;

o candelabro de ouro puro e os seus utensílios;

o altar de incenso;

o altar dos holocaustos com os seus instrumentos;

a bacia com o seu pedestal;

10 o vestuário litúrgico e os santos paramentos para o sacerdócio de Aarão, assim como para os seus filhos, para que possam servir-me nesse santo ministério como sacerdotes;

11 o óleo de unção; o incenso aromático para o lugar santo.

Deverão seguir rigorosamente as diretivas que te dei.”

O sábado

12 Então o Senhor deu-lhe mais instruções: 13 “Diz ao povo de Israel que descanse no meu dia de sábado, porque o sábado é um sinal para que se lembrem da aliança que existe entre mim e vocês, nas vossas gerações. É uma forma de vos ajudar a lembrarem-se de que eu sou o Senhor que vos santifica.

14 Sim, repousem no sábado porque é um dia santo. Quem não obedecer a este mandamento deverá morrer. Seja quem for que fizer qualquer trabalho nesse dia deverá ser morto. 15 Trabalhem somente seis dias, porque o sétimo é um dia especial de solene repouso, sagrado para o Senhor. Quem trabalhar no dia de repouso será condenado à morte. 16 Esta lei é uma aliança perpétua e uma obrigação para o povo de Israel. 17 Será um símbolo eterno da aliança que existe entre mim e o povo de Israel. Porque também em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, e no sétimo dia parou e descansou.”

18 Tendo Deus acabado de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas placas de pedra em que estavam os dez mandamentos, escritos com o dedo de Deus.