O Livro

Êxodo 28

Vestimentas para os sacerdotes

(Êx 39.1)

1Consagra o teu irmão Aarão e os seus fihos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, para me servirem como sacerdotes.

Faz fatos especiais para Aarão, que indiquem a sua separação para Deus e que pela beleza e ornamentação porão em relevo a dignidade deste serviço. Dá instruções àqueles a quem dei especial habilidade como costureiros, que lhe confecionem vestuário que o consagre para Deus, à parte dos outros, de forma a que possa prestar-me serviço na função de sacerdote. Esta é a roupa que ele há de ter: um peitoral, um éfode, um manto, uma túnica bordada a cores, um turbante e um cinto. Farão igualmente vestimentas especiais para os filhos de Aarão a fim de que possam servir-me na função de sacerdotes. As vestes serão feitas com fio azul, púrpura e vermelho e linho fino.

O éfode

(Êx 39.2-7)

O éfode será confecionado pelos mais hábeis artífices e nele empregarão fio azul, púrpura e vermelho de linho fino retorcido. Consistirá em duas peças para os ombros, ligadas nas extremidades. O cinto será do mesmo material: usarão fios de ouro, azul, púrpura e vermelho de linho fino retorcido. Toma duas pedras de ónix e grava nelas os nomes das tribos de Israel. 10 Seis nomes em cada uma, de forma a que todas as tribos fiquem aí mencionadas na ordem do nascimento dos seus patriarcas. 11 Quando gravares estes nomes emprega a mesma técnica dos gravadores de pedra ao fazerem selos. As pedras serão engastadas em ouro. 12 Liga-as às ombreiras do éfode como lembrança para os filhos de Israel: Aarão levará os nomes destes para memória diante do Senhor. 13 Serão igualmente feitas duas cadeias de ouro puro, 14 retorcido, ligadas a colchetes de ouro puro, sobre as ombreiras do éfode.

O peitoral

(Êx 39.8-21)

15 Seguidamente, farás o peitoral que será usado para decisões. Será obra de hábeis artífices. Usarás fio de linho fino retorcido, em dourado, azul, púrpura e vermelho, tal como fizeste para o éfode. 16 Este peitilho será de dois panos, unidos de forma a formarem uma bolsa. 17 Prende-lhe quatro filas de pedras preciosas: na primeira um rubi, um topázio e um berilo. 18 Na segunda uma esmeralda, uma safira e um diamante. 19 Na terceira uma opala, uma ágata e uma ametista. 20 Na última um topázio, um ónix e um jaspe, todas elas engastadas em ouro. 21 Cada pedra representa uma das tribos de Israel, cujo nome será gravado nela como um selo.

22 Prende a parte superior do peitoral ao éfode por meio de duas cadeias de ouro puro entrançadas. 23-25 A extremidade de cada cadeia estará presa a um anel de ouro, em cada canto superior do peitoral, e a outra extremidade prender-se-á às ombreiras do éfode. 26 Farás mais dois anéis de ouro que porás nas duas extremidades inferiores da parte de dentro do peitoral. 27 Farás igualmente dois outros anéis de ouro que porás na bainha inferior do éfode junto ao cinto. 28 Então prenderás a extremidade do peitoral aos anéis do éfode por meio de laços azuis. Isto evitará que o peitoral se separe do éfode.

29 Desta forma, Aarão levará os nomes das tribos de Israel sobre o peitoral, sobre o seu coração, quando entrar no lugar santo. Será um memorial contínuo na presença do Senhor. 30 Porás dentro da bolsa do peitoral o urim e o tumim[a], para que Aarão os leve sobre o seu coração, quando for apresentar-se perante o Senhor. Assim terá sempre sobre si o juízo de Deus, junto do seu coração, quando se apresentar ao Senhor.

Outras vestes sacerdotais

(Êx 39.22-26, 30-31)

31 Seguidamente, farás o manto do éfode em tecido azul, 32 com uma abertura para deixar passar a cabeça. As bainhas desta abertura terão uma faixa tecida como uma armadura de malha, para que não se rasgue. 33-34 Nas suas bainhas estarão bordadas romãs azuis, púrpuras e vermelhas, alternando com campainhas de ouro. 35 Aarão vestirá este manto sempre que estiver servindo o Senhor. As campainhas ouvir-se-ão quando ele entrar e sair da presença do Senhor, no lugar santo, e dessa forma não morrerá.

36 Também farás uma chapinha de ouro puro e nela gravarás: consagrado ao Senhor. 37 Esta chapinha estará ligada à parte da frente do turbante de Aarão por meio duma fita azul. 38 Dessa forma, Aarão a trará na sua fronte e levará a culpa no que diz respeito às ofertas do povo de Israel. Deverá trazê-las sempre quando for à presença do Senhor, de forma a que o povo seja aceite.

39 Ele vestirá também uma túnica feita de linho fino retorcido. Farás ainda um turbante deste mesmo linho e um cinto bordado. 40 Para os filhos de Aarão, da mesma forma, farás túnicas, cintos e turbantes, como sinal de honra e respeito. 41 Veste Aarão e os seus filhos com estas peças e consagra-os à sua santa atividade, ungindo-lhes a cabeça com azeite, santificando-os para serem sacerdotes ao meu serviço.

42 Farás também calções de linho, para que os usem junto ao corpo, cobrindo-os desde os rins até aos joelhos. 43 Devem vestir isto, tanto Aarão como os seus filhos, sempre que entrarem na tenda do encontro, ou quando se chegarem ao altar para ministrarem no santuário, para que não se tornem culpados e não morram. Isto é um estatuto perpétuo tanto para Aarão como os seus descendentes.

Notas al pie

  1. 28.30 Urim e tumim eram objectos utilizados para se conhecer a vontade de Deus, por tiragem à sorte. Cf. Nm 27.21; Lv 8.8; Dt 33.8; 1 Sm 14.41; 28.6; Esd 2.63; Ne 7.65.