O Livro

Êxodo 26

O tabernáculo

(Êx 36.8-38)

11-2 Faz a tenda, o tabernáculo, com dez véus de linho fino colorido, com 14 metros de comprimento por 2 de largura. Serão das seguintes cores: azul-violeta, púrpura e vermelho vivo. Neles haverá querubins artisticamente bordados. Junta cinco desses véus, lado a lado, de maneira a formarem duas longas peças retangulares. Emprega laços azuis para poder juntar estas duas peças lado a lado. Terá de haver cinquenta pares de laços azuis para prender as duas extremidades. E terá que haver igualmente cinquenta colchetes de ouro para poder atar os laços, de forma a que o tabernáculo, a morada de Deus, fique todo de uma só peça unida.

A sua cobertura será de mantas de pelo de cabra. Terá de haver onze dessas cobertas, cada uma com 15 metros de comprimento por 2 de largura. Juntarás cinco delas, sobre uma secção da largura da tenda, e outras para a outra parte da largura, de forma a que a sexta coberta caia, em forma de véu, sobre a frente do tabernáculo. 10 Emprega laços nas bainhas de cada uma destas duas grande peças, para poder depois juntá-las com cinquenta colchetes de bronze. 11-14 Assim ficará uma só grande coberta. Terão de ficar 50 centímetros desta cobertura caindo para o lado de trás da tenda e outro tanto para cada lado. Por cima desta peça será colocada uma coberta de peles de carneiro, tingida de vermelho, e sobre esta ainda uma outra de peles de couro fino. Assim será a cobertura da tenda.

15 Toda a estrutura desta tenda sagrada será de madeira de acácia. 16 Cada tábua terá 5 metros de altura por 75 centímetros de largura 17 e será colocada ao alto, com uma ranhura numa extremidade, para poder encaixar na tábua seguinte. 18 O lado sul da tenda será formado por vinte destas tábuas, 19 que ficarão assentes em quarenta bases de prata. Cada tábua terá duas dessas bases. 20 Do lado norte também haverá vinte tábuas, 21 com as suas quarenta bases de prata, duas bases sob cada tábua. 22 Mas do lado ocidental serão apenas seis tábuas. 23 Em cada canto serão postas duas tábuas. 24 Estas duas tábuas de canto estarão presas entre si por meio de argolas. 25 Ao todo haverá oito tábuas nos cantos da construção, com dezasseis bases de prata, duas bases para cada tábua.

26 Farás também barras de madeira de acácia que prendam as tábuas e fiquem atravessadas de um lado ao outro, 27 cinco traves para cada lado do tabernáculo, assim como mais cinco para a retaguarda, do lado do ocidente. 28 A barra do meio, que ficará a meia altura das tábuas, atravessá-las-á de uma ponta à outra. 29 As tábuas serão cobertas de ouro. As argolas por onde passarão as traves e que as suportarão serão feitas de ouro. As traves estarão igualmente revestidas de ouro.

30 Levantarás esta tenda, o tabernáculo, conforme o modelo que te mostrei no monte.

31 Depois farás um véu de azul, púrpura, vermelho, de linho fino retorcido, com querubins artisticamente bordados no tecido. 32 Este véu ficará suspenso em quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro, por meio de quatro ganchos de ouro. Os pilares assentarão em quatro bases de prata. 33 Colocarás o véu nos ganchos e por detrás dele ficará a arca que contém as placas de pedra onde está gravada a Lei de Deus. O véu ficará assim a separar o lugar santo do lugar santíssimo.

34 A seguir, instalarás o propiciatório, isto é, a tampa de ouro da arca do testemunho, no lugar santíssimo. 35 Põe a mesa do lado de fora do véu, diante dele, o candelabro ao lado da mesa, de forma a que esta fique do lado norte do tabernáculo, em relação ao candelabro que ficará a sul.

36 Farás também outro véu para a entrada da tenda sagrada, artisticamente bordado com fino linho retorcido, azul, púrpura e vermelho. 37 Suspende este véu em cinco postes revestidos de ouro, por meio de ganchos de ouro, uma base de bronze para cada poste.

Mushuj Testamento Diospaj Shimi

Este capítulo no está disponible momentáneamente. Por favor intente nuevamente luego.