O Livro

Êxodo 25

Ofertas para o tabernáculo

(Êx 35.4-9)

1O Senhor disse a Moisés: “Diz ao povo de Israel que quem quiser pode trazer-me uma oferta, se o seu coração se sentir movido a isso; estas são as ofertas que podem receber:

ouro, prata ou bronze;

tecido azul, púrpura e vermelho, feito de linho fino retorcido

ou de pelo de cabra;

peles de carneiro tingidas de vermelho e curtidas, peles de couro fino[a];

madeira de acácia;

azeite para os candeeiros;

especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático;

pedras de ónix e pedras para serem usadas no éfode e no peitoral.

Pois pretendo que o povo de Israel me faça um santuário no qual eu possa viver no meio deles. Esta minha casa será uma tenda, um tabernáculo. Mostrar-te-ei o plano para a sua construção e os detalhes para o fabrico de cada objeto.

A arca

(Êx 37.1-9)

10 Com madeira de acácia farás uma arca de 125 centímetros de comprimento, 75 centímetros de largura e 75 centímetros de altura. 11 Revesti-la-ás de ouro puro por dentro e por fora. Pôr-lhe-ás uma moldura em toda a volta, também em ouro. 12 Molda quatro argolas de ouro, que fixarás aos seus quatro cantos, duas argolas de cada lado. 13 Faz varas de madeira de acácia revestidas de ouro 14 e mete-as nas argolas nos lados da arca, para poder ser transportada. 15 Estas varas permanecerão sempre nas argolas. Nunca deverão ser tiradas. 16 Colocarás no seu interior as placas de pedra que te darei como testemunho.

17 Faz uma tampa de ouro puro, um propiciatório, de 125 centímetros de comprimento, por 75 de largura.

18 Moldarás dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, e os porás um em cada extremidade da tampa da arca. 19 Eles serão moldados de forma a fazer com essa tampa, que é o propiciatório, uma só peça. 20 Os querubins estarão virados um para o outro, olhando para baixo, para o propiciatório. Terão as asas estendidas cobrindo o propiciatório.

21 Coloca a tampa sobre a arca e, no interior desta, o testemunho que te darei. 22 Ali me encontrarei contigo e te falarei, de cima do propiciatório, por entre os querubins que estão sobre a arca do testemunho. Nesse lugar te darei os meus mandamentos para o povo de Israel.

A mesa

(Êx 37.10-16)

23 Também farás uma mesa de madeira de acácia com 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. 24 Reveste-a com ouro puro e faz-lhe uma moldura de ouro em volta. 25 Põe-lhe também uma coroa de ouro de 7 centímetros de altura à volta da mesa. 26 Faz quatro argolas de ouro e coloca-as nos cantos exteriores das quatro pernas da mesa, 27 junto ao tampo. Estas argolas são para as varas com que será transportada. 28 Faz as varas de madeira de acácia revestidas de ouro, pois através delas, a mesa será transportada. 29 Faz pratos, colheres, jarros e taças, tudo em ouro puro, 30 e sobre a mesa coloca o pão da Presença, o qual deve estar sempre diante de mim.

O candelabro

(Êx 37.17-24)

31 Farás um candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. Todo ele, mais os seus ornamentos, serão de uma só peça: a base, as hastes, os cálices e os botões em forma de flores de amendoeira. 32 O candelabro terá seis hastes, três para cada lado. 33 Em cada uma das hastes haverá três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 34 A haste central do candelabro será decorada com quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; uma entre cada saída das hastes laterais. 35 Igualmente o pé, no meio do candelabro, será decorado com flores de amendoeira, uma flor sob a saída de cada um dos três pares de hastes laterais e uma outra na extremidade. 36 Toda esta decoração e as hastes deverão ser uma só peça de ouro puro, trabalhado a martelo.

37 Depois farás sete lâmpadas para este candelabro. Fá-las-ás de forma a que iluminem para a frente dele. 38 As peças com que se espevitarão as luzes, como as que servirão para as apagar, serão também feitas de ouro puro. 39 Precisarás de 34 quilos de ouro puro para o candelabro e seus acessórios.

40 Certifica-te de que farás tudo de acordo com o modelo que te mostrei aqui na montanha.

Notas al pie

  1. 25.5 Acerca deste tipo de pele, o termo hebraico tem significado incerto. Pode significar couro à base de pele de um animal mamífero marinho, provavelmente o dugongo, ou significar um tipo fino e duradouro de couro, à base de animais que foram domesticados.