Isaías 37 – NVI-PT & CCB

Nova Versão Internacional

Isaías 37:1-38

Predito o Livramento de Jerusalém

1Quando o rei Ezequias soube disso, rasgou suas vestes, vestiu pano de saco e entrou no templo do Senhor. 2Depois enviou o administrador do palácio, Eliaquim, o secretário Sebna e os chefes dos sacerdotes, todos vestidos de pano de saco, ao profeta Isaías, filho de Amoz, 3com esta mensagem: “Assim diz Ezequias: Hoje é dia de angústia, de repreensão e de vergonha, como quando uma criança está a ponto de nascer e não há forças para dá-la à luz. 4Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

5Quando os oficiais do rei Ezequias vieram a Isaías, 6este lhes respondeu: “Digam a seu senhor: Assim diz o Senhor: ‘Não tenha medo das palavras que você ouviu, das blasfêmias que os servos do rei da Assíria falaram contra mim. 7Porei nele um espírito para que, quando ouvir uma certa notícia, volte à sua própria terra, e ali farei com que seja morto à espada’ ”.

8Quando o comandante de campo soube que o rei da Assíria havia partido de Laquis, retirou-se e encontrou o rei lutando contra Libna.

9Ora, Senaqueribe foi informado de que Tiraca, o rei da Etiópia37.9 Hebraico: de Cuxe., saíra para lutar contra ele. Quando soube disso, enviou mensageiros a Ezequias com esta mensagem: 10“Digam a Ezequias, rei de Judá: Não deixe que o Deus no qual você confia o engane quando diz: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’. 11Com certeza você ouviu o que os reis da Assíria têm feito a todas as nações e como as destruíram por completo. E você acha que se livrará? 12Acaso os deuses das nações que foram destruídas pelos meus antepassados os livraram: os deuses de Gozã, de Harã, de Rezefe e dos descendentes de Éden, que estavam em Telassar? 13Onde estão o rei de Hamate, o rei de Arpade, o rei da cidade de Sefarvaim, de Hena e de Iva?”

A Oração de Ezequias

14Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor, abriu-a diante do Senhor 15e orou: 16Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra. 17Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

18“É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto. 19Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas. 20Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus37.20 Conforme os manuscritos do mar Morto. O Texto Massorético diz és o Senhor. Veja 2Rs 19.19.”.

A Queda de Senaqueribe

21Então Isaías, filho de Amoz, enviou esta mensagem a Ezequias: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, rei da Assíria. 22Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele:

“ ‘A Virgem Cidade37.22 Hebraico: Filha. de Sião

despreza e zomba de você.

A cidade de Jerusalém meneia a cabeça

enquanto você foge.

23De quem você zombou

e contra quem blasfemou?

Contra quem você ergueu a voz

e contra quem levantou seu olhar arrogante?

Contra o Santo de Israel!

24Sim, você insultou o Senhor

por meio dos seus mensageiros, dizendo:

“Com carros sem conta subi aos mais elevados

e inacessíveis cumes do Líbano.

Derrubei os seus cedros mais altos,

os seus melhores pinheiros.

Entrei em suas regiões mais remotas,

na melhor parte de suas florestas.

25Em terras estrangeiras37.25 Conforme os manuscritos do mar Morto. O Texto Massorético não traz Em terras estrangeiras. Veja 2Rs 19.24.

cavei poços e bebi água.

Com as solas dos meus pés

sequei todos os riachos do Egito”.

26“ ‘Você não soube que há muito eu já o havia ordenado,

que desde os dias da antiguidade eu o havia planejado?

Agora eu o executo e faço você transformar

cidades fortificadas em montões de pedra.

27Os seus habitantes, já sem forças,

desanimam-se envergonhados.

São como pastagens,

como brotos tenros e verdes,

como capim no terraço,

queimado37.27 Conforme alguns manuscritos do Texto Massorético, os manuscritos do mar Morto e alguns manuscritos da Septuaginta. A maioria dos manuscritos do Texto Massorético diz terraços e campos terraplanados em degraus. Veja 2Rs 19.26. antes de crescer.

28“ ‘Eu, porém, sei onde você está,

quando sai e quando retorna

e quando você se enfurece contra mim.

29Sim, contra mim você se enfurece,

o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos;

por isso, porei o meu anzol em seu nariz

e o meu freio em sua boca,

e o farei voltar pelo caminho por onde veio.

30“ ‘A você, Ezequias, darei este sinal:

“ ‘Neste ano vocês comerão do que crescer por si

e, no próximo, o que daquilo brotar.

Mas no terceiro ano semeiem e colham,

plantem vinhas e comam o seu fruto.

31Mais uma vez um remanescente da tribo de Judá

lançará raízes na terra

e se encherão de frutos os seus ramos.

32De Jerusalém sairão sobreviventes,

e um remanescente do monte Sião.

O zelo do Senhor dos Exércitos realizará isso’.

33“Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria:

“ ‘Ele não entrará nesta cidade

e não atirará aqui uma flecha sequer.

Não virá diante dela com escudo

nem construirá rampas de cerco contra ela.

34Pelo caminho por onde veio voltará;

não entrará nesta cidade’, declara o Senhor.

35‘Eu defenderei esta cidade e a salvarei,

por amor de mim e por amor de Davi, meu servo!’ ”

36Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres! 37Assim, Senaqueribe, rei da Assíria, fugiu do acampamento, voltou para Nínive e lá ficou.

38Certo dia, quando estava adorando no templo de seu deus Nisroque, seus filhos Adrameleque e Sarezer o feriram à espada e fugiram para a terra de Ararate. E seu filho Esar-Hadom foi o seu sucessor.

Chinese Contemporary Bible (Simplified)

以赛亚书 37:1-38

希西迦向以赛亚求助

1希西迦王听后就撕裂衣服,披上麻衣,进入耶和华的殿。 2他派身披麻衣的宫廷总管以利亚敬、书记舍伯那和祭司中的长者去见亚摩斯的儿子以赛亚先知, 3对他说:“希西迦说,‘今日是遭难、蒙羞、受辱的日子,就像婴儿要出生,产妇却无力生产一样。 4亚述王派他的元帅来辱骂永活的上帝,也许你的上帝耶和华听见那些话,就惩罚他。请你为我们这些剩下的人祷告。’” 5希西迦王的臣仆说完后, 6以赛亚对他们说:“告诉你们主人,耶和华这样说,‘你不要因亚述王的仆人那些亵渎我的话而害怕。 7我必惊动37:7 惊动”希伯来文是“使灵进入”。亚述王的心,让他听见风声后便返回本国,使他在那里死于刀下。’”

8亚述的将军听说亚述王已经离开拉吉,便回去见王,发现王在攻打立拿9亚述王听说古实特哈加要来攻打他,就派使者去对希西迦说: 10“不要让你所倚靠的上帝愚弄你,说什么耶路撒冷必不会落在亚述王手中。 11你肯定听过亚述诸王扫灭列国的事,难道你能幸免吗? 12我先祖毁灭了歌散哈兰利色提·拉撒伊甸人,这些国家的神明救得了他们吗? 13哈马王、亚珥拔王、西法瓦音城的王、希拿王和以瓦王如今在哪里呢?”

希西迦的祷告

14希西迦从使者手中接过信,读完后走进耶和华的殿,在耶和华面前展开信, 15祷告说: 16“坐在二基路伯天使之上、以色列的上帝——万军之耶和华啊,唯有你是天下万国的上帝,你创造了天地。 17耶和华啊,求你侧耳垂听!耶和华啊,求你睁眼察看!求你听听西拿基立派人来辱骂永活上帝的话。 18耶和华啊,亚述诸王确实扫灭列国,使其土地荒凉, 19把他们的神像丢进火中烧毁。因为那些神像只是人用木头石头制造的,根本不是神。 20我们的上帝耶和华啊,现在求你从亚述王手中拯救我们,让天下万国都知道唯有你是耶和华。”

预言亚述必败

21亚摩斯的儿子以赛亚先知派人对希西迦说:“以色列的上帝耶和华说,‘因为你就亚述西拿基立的事向我祷告, 22以下是耶和华对他的判语,

“‘锡安的居民藐视你,嘲笑你;

耶路撒冷的居民朝你逃窜的背影摇头。

23“‘你在侮辱、亵渎谁呢?

你不放在眼里、高声骂的是谁呢?

以色列的圣者!

24你借你的使者侮辱主。

你说你带着许多战车上到群山之巅,

上到黎巴嫩的巅峰,

砍下最高的香柏树和上好的松树,

征服最高的山和最美的树林。

25你说你已在外邦之地挖井喝水,

已用脚掌踏干埃及的河流。

26“‘难道你不知这是我在远古所定的吗?

如今我要实现我昔日所定的计划,

就是借着你使坚城沦为废墟。

27城中的居民软弱无力,

惊慌失措,羞愧难当,

脆弱如野草和菜蔬,

又像还未长大就被晒焦的房顶草。

28“‘你起你坐,你出你进,

你向我发怒,我都知道。

29因为你向我发怒,

你狂傲的话达到了我耳中,

我要用钩子钩住你的鼻子,

把嚼环放在你嘴里,

使你原路返回。’

30希西迦啊,我要给你一个兆头。你们今年明年要吃野生的,后年要撒种,收割,栽种葡萄园,吃园中的果子。 31犹大的幸存者要再次向下扎根,向上结果。 32因为将有余民从耶路撒冷出来,有幸存者从锡安山出来。万军之耶和华必热切地成就这事。 33至于亚述王,耶和华说,‘他必不能进城或向这里射一箭,必不能手持盾牌兵临城下或修筑攻城的高台。 34他必原路返回,不得进入这城。这是耶和华说的。 35我必为自己和我仆人大卫而保护、拯救这城。’”

36于是,耶和华的天使到亚述营中杀了十八万五千人。人们清早起来,发现到处是尸体。 37亚述西拿基立便拔营回国,住在尼尼微38有一天,他在庙中祭拜他的神明尼斯洛的时候,他儿子亚得米勒沙利色用刀杀了他,然后逃往亚拉腊。他儿子以撒哈顿继位。