Nova Versão Internacional

Deuteronômio 5

Os Dez Mandamentos

1Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse:

“Ouça, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhe estou anunciando. Aprenda-os e tenha o cuidado de cumpri-los. O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe. Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que hoje estamos vivos aqui. O Senhor falou com você face a face, do meio do fogo, no monte. Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e você para declarar-lhe a palavra do Senhor, porque você teve medo do fogo e não subiu o monte. E ele disse:

“‘Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.

“‘Não terás outros deuses além de mim.

“‘Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, 10 mas trato com bondade até mil gerações os[a] que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

11 “‘Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.

12 “‘Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou. 13 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, 14 mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15 Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.

16 “‘Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

17 “‘Não matarás.

18 “‘Não adulterarás.

19 “‘Não furtarás.

20 “‘Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

21 “‘Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade, nem seu servo ou serva, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença’.

22 “Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.

23 “Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio da escuridão, estando o monte em chamas, aproximaram-se de mim todos os chefes das tribos de vocês, com as suas autoridades. 24 E vocês disseram: ‘O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo! 25 Mas, agora, por que deveríamos morrer? Este grande fogo por certo nos consumirá. Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor, o nosso Deus, morreremos. 26 Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu? 27 Aproxime-se você, Moisés, e ouça tudo o que o Senhor, o nosso Deus, disser; você nos relatará tudo o que o Senhor, o nosso Deus, lhe disser. Nós ouviremos e obedeceremos'.

28 “O Senhor ouviu quando vocês me falaram e me disse: ‘Ouvi o que este povo lhe disse, e eles têm razão em tudo o que disseram. 29 Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!

30 “‘Vá, diga-lhes que voltem às suas tendas. 31 Você ficará aqui comigo, e lhe anunciarei toda a lei, isto é, os decretos e as ordenanças que você lhes ensinará e que eles deverão cumprir na terra que eu dou a eles como propriedade'.

32 “Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda. 33 Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

Notas al pie

  1. 5.10 Ou até milhares os que

O Livro

Deuteronômio 5

Os dez mandamentos

1Moisés continuou falando ao povo de Israel e disse­lhes: “Ouçam agora cuidadosamente todas estas leis que Deus vos deu. Retenham­nas e nunca deixem de as cumprir!

2/5 O Senhor nosso Deus fez uma aliança convosco no Monte Horebe. Reparem bem que não foi com os vossos pais que esse contrato foi estabelecido, mas convosco mesmo, os que estão vivos agora. Falou convosco face a face no meio do fogo lá na montanha. Eu fui intermediário entre vocês e Jeová, porque vocês estavam aterrorizados com todo aquele braseiro, e não foram ter com ele ao cimo do monte. Foi pois a mim que me falou e eu comuniquei­vos as suas leis. É isto que ele disse:

‘Eu sou o Senhor, o vosso Deus, que vos libertou da escravidão do Egipto. Não prestem culto a outros deuses senão a mim.
Não façam imagens nem esculturas de ídolos, seja do que for que viva nos ares, na terra ou nos mares. Não se inclinem perante elas, nem lhes prestem adoração. Porque eu sou o Senhor vosso Deus. Não admito partilhar o vosso culto com outros deuses, e castigo a maldade dos que me ofendem até à terceira e até à quarta geração. 10 Mas dispenso o meu amor sobre milhares dos que me amam e me obedecem.
11 Não façam uso do meu nome de uma forma irreverente. Não escaparão ao castigo se o fizerem.
12/14 Respeitem o dia de sábado como um dia santo. Durante seis dias trabalharão, mas o sétimo será um dia em que não farão qualquer trabalho, nem os vossos filhos, nem os vossos servos, nem os vossos animais, tão pouco os estrangeiros que vivem convosco, para que os teus servos repousem como tu. Porque foi também em seis dias que o Senhor fez os céus, a Terra, os mares e tudo o que neles existe; e ao sétimo dia repousou. Foi assim que o Senhor abençoou o dia de sábado e o reservou para repouso. 15 Não se esqueçam que foram escravos no Egipto, donde o Senhor vos tirou com grande demonstração do seu poder. E assim te ordenou que guardasses o sábado.
16 Honrem o vosso pai e a vossa mãe, para que tenham uma longa vida na terra que o Senhor vosso Deus vos dá.
17 Não matem.
18 Não adulterem.
19 Não roubem.
20 Não façam uma acusação falsa contra outra pessoa.
21 Não cobicem o que os outros têm: a casa, a mulher, os servos, o gado e animais de carga — nada.’

22/27 São estas as leis que vos deu o Senhor desde o interior do fogo, rodeado pelas nuvens e pela espessa escuridão que envolviam o Sinai. Foram estes os únicos mandamentos que vos deu nessa altura, escreveu­os em duas placas de pedra que me entregou. Contudo, quando vocês ouviram a forte voz vinda da escuridão, e viram todo aquele terrível fogo ardendo no cimo da montanha, todos os vossos chefes de tribos se chegaram junto de mim, rogando: ‘Hoje vimos concretamente a glória e a grandeza do Senhor nosso Deus, e ouvimos a sua voz saindo do meio do fogo. Sabemos agora que um homem pode falar com Deus e não morrer; contudo morreremos certamente se ele voltar a falar connosco. Porque este fogo tremendo acabará por nos consumir. Qual é o ser humano que pode ouvir, como nós ouvimos, a voz mesmo do Deus vivo dirigindo­se­nos do interior das labaredas, e continuar com vida? Vai pois tu, escuta tudo o que Deus disser, e vem depois comunicá­lo a nós. Prestaremos atenção a tudo e obedeceremos.’

28/31 O Senhor aceitou o vosso requerimento e disse­me: ‘Ouvi o que o povo te disse e estou de acordo. Oh! Quem me dera que eles tivessem sempre assim um coração inclinado para mim, desejoso de obedecer aos meus mandamentos. Então tudo iria bem para eles no futuro, e para os seus descendentes, por todas as gerações vindouras! Vai então e diz­lhes que voltem para as tendas. Depois vem de novo aqui, e ficarás junto de mim enquanto te der todos os meus mandamentos, os quais ensinarás ao povo, para que os cumpram na terra que lhes der.’

32/33 Por isso deverão obedecer a todos os mandamentos do Senhor vosso Deus, seguindo as suas directivas em cada detalhe, seguindo decididamente no caminho que ele vos traça, sem se desviarem nem para um lado nem para outro. Só assim terão uma vida longa e próspera na terra que vão possuir.”