Nova Versão Internacional

Deuteronômio 30

Misericórdia para Quem se Arrepende

1“Quando todas essas bênçãos e maldições que coloquei diante de vocês lhes sobrevierem, e elas os atingirem onde quer que o Senhor, o seu Deus, os dispersar entre as nações, e quando vocês e os seus filhos voltarem para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerem de todo o coração e de toda a alma, de acordo com tudo o que hoje lhes ordeno, então o Senhor, o seu Deus, lhes trará restauração[a], terá compaixão de vocês e os reunirá novamente de todas as nações por onde os tiver espalhado. Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta. Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados. O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês[b] e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam. O Senhor, o seu Deus, enviará então todas essas maldições sobre os inimigos que os odeiam e os perseguem. Vocês obedecerão de novo ao Senhor e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje. Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados, 10 se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se vocês se voltarem para o Senhor, o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.

Vida ou Morte

11 “O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance. 12 Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem subirá ao céu para trazê-lo e proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?” 13 Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: “Quem atravessará o mar para trazê-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?” 14 Nada disso! A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.

15 “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. 16 Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

17 “Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los, 18 eu hoje lhes declaro que, sem dúvida, vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.

19 “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, 20 e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”.

Notas al pie

  1. 30.3 Ou Deus os trará de volta do exílio
  2. 30.6 Hebraico: circuncidará o coração de vocês.

O Livro

Deuteronômio 30

Bênçãos após o arrependimento

1“Quando estas coisas todas vos acontecerem — tanto as bênçãos como as maldições que pus na vossa frente — hão­de meditar seriamente sobre elas quando viverem entre os povos no meio dos quais o Senhor vosso Deus vos enviou. Se nessa altura quiserem voltar para o Senhor vosso Deus, e se tanto vocês como os vossos filhos começarem a obedecer de todo o coração a todos os mandamentos que vos dou hoje, então o Senhor vosso Deus vos livrará do vosso cativeiro. Terá compaixão de vocês; virá então e juntar­vos­á de entre todas as nações para onde vos espalhou. Ainda que estejam nos confins da terra, ele irá ao vosso encontro e vos fará regressar de novo para a terra dos vossos pais. Possuirão novamente a terra e far­vos­á bem, e abençoar­vos­á ainda mais do que os vossos pais. Limpará os vossos corações assim como os dos vossos filhos, para que possam amar o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, com toda a alma; Israel tornará de novo a viver!

7/10 Se voltarem para o Senhor e obedecerem às suas leis que hoje vos ordeno, o Senhor vosso Deus fará recair as maldições aqui relatadas sobre os vossos inimigos — sobre aqueles que vos odeiam e vos perseguem. O Senhor vosso Deus fará prosperar tudo o que fizerem, dar­vos­á muitos filhos, muito gado e searas maravilhosas; pois que o Senhor se regozijará se obedecerem aos mandamentos escritos neste livro da lei, e se se converterem ao Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma.

A escolha da vida ou da morte

11/14 Obedecer a estes mandamentos não é qualquer coisa que não possam fazer, que não esteja ao vosso alcance; estas leis não estão lá longe no céu, tão distantes que as não possam ouvir e obedecer­lhes, sem que haja alguém para as trazer até ao vosso nível; não estão também para além dos oceanos, tão longe que ninguém possa trazer junto de vocês a sua mensagem; pelo contrário elas estão bem junto de vocês — nos vossos corações, nos vossos lábios — para que possam cumpri­las.

15/18 Vejam bem; hoje pus na vossa frente a vida e a morte, conforme obedecerem ou desobedecerem. Hoje vos ordenei que amem o Senhor vosso Deus e que sigam os seus caminhos, guardando as suas leis, para que vivam e se tornem uma grande nação, e para que o Senhor vosso Deus vos abençoe, vocês e a terra que vão possuir. Mas se os vossos corações se desviarem e não quiserem ouvir — se forem levados a adorar outros deuses — então declaro­vos solenemente neste momento que com toda a certeza perecerão; não terão uma vida longa e boa na terra de que vão tomar posse.

19/20 Apelo para o céu e para a Terra como testemunhas contra vocês em como hoje pus diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que tanto vocês como os vossos filhos possam viver! Escolham o amar o Senhor vosso Deus, o obedecer­lhe, o depender dele, porque ele é a vossa vida, ele é o prolongamento dos vossos dias. Serão capazes assim de viver com segurança na terra que o Senhor prometeu aos vossos antepassados, a Abraão, a Isaque e a Jacob.”