以西結書 4 – CCBT & OL

Chinese Contemporary Bible (Traditional)

以西結書 4:1-17

耶路撒冷被困的預兆

1「人子啊,你去拿一塊磚放在自己面前,把耶路撒冷城畫在上面。 2然後圍困這城,建壘築臺,紮營圍攻,四面架起撞城錘。 3拿一個鐵盤當作鐵牆放在你和城中間。你要面向這城,圍困攻擊這城。這是給以色列人的一個徵兆。

4「你要向左側臥,擔當以色列人的罪惡。要用你向左側臥的天數擔當以色列人的罪惡。 5他們犯罪多少年,我要讓你側臥多少天。你要擔當以色列人的罪惡三百九十天。 6然後,你再向右側臥,擔當猶大的罪惡四十天。你側臥的天數代表他們犯罪的年數。 7你要面向被圍困的耶路撒冷,光著臂膀說預言斥責這城。 8我要用繩索捆綁你,使你不能側轉,直到你圍城的日子期滿。

9「你要拿小麥、大麥、豆、扁豆、小米和粗麥裝在器皿中用來為自己做餅,作為你三百九十天側臥期間的糧食。 10你每天要按時按量吃二百克, 11每天要按時按量喝六百毫升水。 12你要像吃大麥餅一樣吃這些餅,要在眾人面前用人糞來烤餅。」 13耶和華說:「我把以色列人驅逐到各國的時候,他們也要這樣吃不潔淨的食物。」

14我說:「唉,主耶和華啊!我從來沒有玷污過自己,我自幼至今從未吃過自然死去的或被野獸撕碎的動物,不潔淨的肉從未入過我的口。」 15於是祂對我說:「好吧,我容許你用牛糞代替人糞來烤餅。」 16又說:「人子啊,我要斷絕耶路撒冷的糧源,叫他們焦慮地吃限量的餅,恐懼地喝限量的水。 17他們必缺糧少水,絕望地面面相覷,因自己的罪惡而滅亡。」

O Livro

Ezequiel 4:1-17

Evocação simbólica do cerco de Jerusalém

1E agora, homem mortal, pega num tijolo; põe-o diante de ti e desenha nele a planta da cidade de Jerusalém. 2Faz a seguir o desenho de um cerco, de toda uma instalação bélica de ataque à cidade, e acampamentos militares em volta das muralhas. 3Pega também numa placa de ferro, põe-na entre ti e a cidade, como se fosse uma muralha de ferro. Farás assim uma ilustração de como o exército inimigo tomará Jerusalém. Há um significado especial em cada detalhe daquilo que te disse para fazeres, pois trata-se de um aviso ao povo de Israel.

4Agora deita-te sobre o teu lado esquerdo e coloca assim sobre ti a iniquidade de Israel. 5Carregarás o seu pecado durante 390 dias. Cada um desses dias em que estiveres deitado representa um ano de castigo para Israel.

6Depois vira-te e deixa-te estar deitado para o lado direito, levando assim a iniquidade de Judá por 40 dias; um dia representa um ano. 7Entretanto, continua a tua ilustração do que será o cerco de Jerusalém; dirige o teu braço, descoberto, contra a cidade; isto será uma profecia da força com que será condenada. 8Também te paralisarei os movimentos, de forma a que não possas virar-te nem para um lado nem para o outro, até que se completem todos os dias do cerco.

9Durante os primeiros 390 dias, come pão feito de farinha misturada com trigo, cevada, favas, lentilhas, milho e centeio; mistura tudo num recipiente. 10Tomarás diariamente uma ração de 230 gramas, de cada vez, em horas determinadas do dia. 11Bebe cerca de 1 litro4.11 Mais especificamente, 0,6 litros. de água por dia, em horas determinadas do dia. 12Em cada dia pegarás a porção devida da mistura e prepará-la-ás como se fossem bolos de cevada. À vista de todo o povo, coze-a sobre um fogo, empregando esterco humano seco como carburante, e come a tua porção diária. 13Porque o Senhor declara que Israel comerá pão imundo nas terras bárbaras para onde será levado cativo.”

14Então eu disse: “Ó Senhor Deus, tenho de me tornar impuro, empregando assim uma imundície? Nunca antes me deixei contaminar dessa forma! Desde criança, até agora, nunca comi um animal morto por doença, encontrado ferido ou morto, nem sequer ingeri nenhuma espécie de animal proibido pela Lei!”

15Ele respondeu-me: “Está bem, podes então usar escremento de vaca, em vez de esterco humano.”

16Depois disse-me: “Homem mortal, o pão será estritamente racionado em Jerusalém. Será cuidadosamente pesado e comido a medo. A água será medida meticulosamente e as pessoas bebê-la-ão com profundo desânimo. 17Farei com que o povo venha a ter falta tanto de pão como de água, ficando a olhar surpreendidos uns para os outros, definhando sob a punição.