Chinese Contemporary Bible (Traditional)

列王紀下 15:1-38

亞撒利雅做猶大王

1以色列耶羅波安執政第二十七年,猶大亞瑪謝的兒子亞撒利雅登基。 2他十六歲登基,在耶路撒冷執政五十二年。他母親叫耶可利雅,是耶路撒冷人。 3亞撒利雅效法他父親亞瑪謝,做耶和華視為正的事。 4然而,他沒有拆除邱壇,人們仍在那裡獻祭燒香。 5耶和華懲罰他,使他終生患痲瘋病。他另住別宮,他兒子約坦攝政,掌管宮中事務,治理國家。 6亞撒利雅其他的事及其一切所作所為都記在猶大的列王史上。 7亞撒利雅與祖先同眠後,葬在大衛城他的祖墳裡。他兒子約坦繼位。

撒迦利雅做以色列王

8猶大亞撒利雅執政第三十八年,耶羅波安的兒子撒迦利雅撒瑪利亞登基做以色列王,執政六個月。 9他做耶和華視為惡的事,重蹈祖先的覆轍,沒有離開尼八的兒子耶羅波安使以色列人犯的那些罪。 10雅比的兒子沙龍謀反,當眾殺了撒迦利雅,篡位做了以色列王。 11撒迦利雅其他的事都記在以色列的列王史上。 12這件事應驗了從前耶和華對耶戶的應許:「你的子孫必做以色列王,一直到第四代。」

沙龍做以色列王

13猶大烏西雅執政第三十九年,雅比的兒子沙龍登基,在撒瑪利亞執政一個月。 14迦底的兒子米拿現得撒撒瑪利亞殺了沙龍,篡位做了以色列王。 15沙龍其他的事及其謀反的經過都記在以色列的列王史上。

米拿現做以色列王

16那時,米拿現得撒起兵攻打提斐薩及其四境。因為城中的居民不肯打開城門投降,他就殺光他們,剖開所有孕婦的肚腹。 17猶大亞撒利雅執政第三十九年,迦底的兒子米拿現撒瑪利亞登基做以色列王,執政十年。 18他做耶和華視為惡的事,一生沒有離開尼八的兒子耶羅波安使以色列人犯的那些罪。 19亞述普勒犯境,米拿現獻給他三十七噸銀子,以獲得他的支持並鞏固自己的王權。 20這些銀子是米拿現以色列的所有富戶徵收來的,每人五百五十克。於是亞述王從以色列境內退兵回國。 21米拿現其他的事及其一切所作所為都記在以色列的列王史上。 22米拿現與祖先同眠後,他兒子比加轄繼位。

比加轄做以色列王

23猶大亞撒利雅執政第五十年,米拿現的兒子比加轄撒瑪利亞登基做以色列王,執政兩年。 24他做耶和華視為惡的事,沒有離開尼八的兒子耶羅波安使以色列人犯的那些罪。 25比加轄的一名將軍、利瑪利的兒子比加謀反,率領五十名基列人在撒瑪利亞王宮裡刺殺了比加轄亞珥歌伯亞利耶比加篡位做了以色列王。 26比加轄其他的事及其一切所作所為都記在以色列的列王史上。

比加做以色列王

27猶大亞撒利雅執政第五十二年,利瑪利的兒子比加撒瑪利亞登基做以色列王,執政二十年。 28他做耶和華視為惡的事,沒有離開尼八的兒子耶羅波安使以色列人犯的那些罪。

29以色列比加執政期間,亞述提革拉·毗列色來犯,奪取了以雲亞伯·伯·瑪迦亞挪基低斯夏瑣,佔領了基列加利利拿弗他利全境,把那裡的居民擄往亞述30烏西雅的兒子約坦執政第二十年,以拉的兒子何細亞謀反,殺了利瑪利的兒子比加,篡位做了以色列王。 31比加其他的事及其一切所作所為都記在以色列的列王史上。

約坦做猶大王

32利瑪利的兒子以色列比加執政第二年,猶大烏西雅的兒子約坦登基。 33他二十五歲登基,在耶路撒冷執政十六年。他母親叫耶路莎,是撒督的女兒。 34約坦效法他父親烏西雅,做耶和華視為正的事, 35但沒有拆毀邱壇,人們仍在那裡獻祭燒香。他執政期間,曾建造耶和華殿的上門。 36約坦其他的事及作為都記在猶大的列王史上。 37那時,耶和華差遣亞蘭利汛利瑪利的兒子比加攻打猶大38約坦與祖先同眠後,葬在大衛城他的祖墳裡。他兒子亞哈斯繼位。

O Livro

2 Reis 15:1-38

Azarias, rei de Judá

(2 Cr 26.3-4)

1-2O novo rei de Judá foi Azarias. O seu pai era Amazias, o rei anterior. A sua mãe chamava-se Jecolia e era de Jerusalém. O seu reinado durou 52 anos, com sede em Jerusalém. Começou a reinar com 16 anos. Em Israel, o rei Jeroboão reinava havia já 27 anos, quando Azarias subiu ao trono. 3Conduziu-se com retidão aos olhos do Senhor, imitando o seu pai Amazias naquilo que este tinha feito de bem.

Infidelidade de Azarias

(2 Cr 26.16-23)

4Contudo, não destruiu os santuários pagãos sobre as colinas, onde o povo continuava a fazer sacrifícios e a oferecer incenso queimado. 5Por causa disso, o Senhor castigou-o com lepra, tendo ficado assim até ao dia da sua morte. Em consequência dessa enfermidade, foi obrigado a viver isolado, numa casa à parte. O seu filho Jotão era o regente.

6O resto dos acontecimentos da vida de Azarias está escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. 7Quando Azarias faleceu, foi sepultado junto dos seus antepassados, na Cidade de David, e o seu filho Jotão tornou-se rei.

Zacarias, rei de Israel

8O novo rei de Israel foi Zacarias. O seu pai era Jeroboão, o rei anterior. O seu reinado durou seis meses. Em Judá, Azarias era rei havia 38 anos, quando aquele ascendeu ao trono. 9Zacarias foi um mau rei, pois fez o que era mau aos olhos do Senhor, tal como muitos dos seus antecessores. À semelhança de Jeroboão I, o filho de Nebate, incentivou Israel a pecar.

10Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele, assassinou-o em Ibleão e reinou em seu lugar. 11O resto da história do reinado de Zacarias encontra-se no Livro das Crónicas dos Reis de Israel. 12Assim se concretizou a palavra do Senhor dirigida a Jeú, que o seu filho, neto e bisneto seriam reis de Israel.

Salum, rei de Israel

13O novo rei de Israel foi Salum. O seu pai era Jabes e o seu reinado durou um mês. Em Judá, Uzias, também chamado Azarias, era nessa altura rei havia 39 anos. 14Um mês depois de Salum ter ascendido ao trono, Menaem, filho de Gadi, veio de Tirza a Samaria e assassinou-o, ocupando o trono em seu lugar. 15Outros detalhes acerca de Salum e dessa conspiração estão escritos no Livro das Crónicas dos Reis de Israel.

Menaem, rei de Israel

16Menaem destruiu a povoação de Tifsa, assim como os seus arredores, porque os seus habitantes se recusaram a aceitá-lo como rei. Por isso, matou toda a população, chegando ao ponto de desventrar mulheres grávidas.

17O novo rei de Israel foi Menaem. O seu reinado, com sede em Samaria, durou 10 anos. Nessa altura, Azarias era rei havia 39 anos. 18Menaem fez aquilo que era mau aos olhos do Senhor. Prestou culto a ídolos, tal como muito antes o fizera Jeroboão I que levara o povo de Israel a pecar gravemente.

19O rei Pul da Assíria invadiu a terra. Menaem subornou-o a troco de umas 34 toneladas de prata, para que se retirasse do país. 20Menaem teve posteriormente de extorquir esse dinheiro da mão de todos os poderosos e ricos da terra, sob a forma de uma taxa especial de 575 gramas de prata por pessoa. 21O resto dos acontecimentos da história do rei Menaem está escrito no Livro das Crónicas dos Reis de Israel. 22Quando morreu, o seu filho Pecaías tornou-se o novo rei.

Pecaías, rei de Israel

23O novo rei de Israel foi Pecaías. O seu pai foi o rei anterior, Menaem. O seu reinado durou 2 anos e esteve sediado em Samaria. Em Judá, Azarias reinava havia já 50 anos. 24Pecaías fez aquilo que era mau aos olhos do Senhor e deu continuidade ao mau exemplo de Jeroboão I, filho de Nebate, que levou Israel por maus caminhos.

25Peca, filho de Remalias, o comandante-geral do seu exército, conspirou contra ele, acompanhado de cinquenta homens de Gileade, e assassinou-o no palácio de Samaria. Argobe e Arie foram também mortos nessa revolta. Peca tornou-se o novo rei.

26O resto da história do rei Pecaías está narrado no Livro das Crónicas dos Reis de Israel.

Peca, rei de Israel

27O novo rei de Israel foi Peca. O seu pai foi Remalias e o seu reinado durou 20 anos, com sede em Samaria. Em Judá, o rei Azarias reinava havia já 52 anos. 28Peca fez aquilo que era mau aos olhos do Senhor, pois prosseguiu nos caminhos de Jeroboão I, filho de Nebate, que levou todo o Israel a pecar.

29Foi durante o seu reinado que o rei Tiglate-Pileser atacou Israel. Capturou as povoações de Ijom, Abel-Bete-Maacá, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade, Galileia e toda a terra de Naftali, levando os seus habitantes cativos para a Assíria. 30Então Oseias, filho de Elá, conspirou contra Peca e assassinou-o, ocupando o trono em seu lugar. O novo rei de Israel foi Oseias. Em Judá, Jotão, filho de Uzias, era rei havia 20 anos.

31O resto da história de Peca está registado no Livro das Crónicas dos Reis de Israel.

Jotão, rei de Judá

(2 Cr 27.1-9)

32O novo rei de Judá foi Jotão. O seu pai foi o rei Uzias. 33Tinha 25 anos quando se sentou no trono e reinou 16 anos, tendo Jerusalém como sua capital. A sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque. 34Conduziu-se de forma reta aos olhos do Senhor, seguindo os passos de seu pai Uzias. 35No entanto, não soube destruir os santuários pagãos que estavam nas colinas, onde o povo ia oferecer sacrifícios e queimava incenso. Foi durante o seu reinado que a porta alta do templo foi construída.

36O resto dos acontecimentos da vida de Jotão encontra-se no Livro das Crónicas dos Reis de Judá. 37Naqueles dias, o Senhor levou o rei Rezim de Aram e o rei Peca de Israel a atacar Judá. 38Quando Jotão faleceu, foi sepultado junto dos seus antepassados na Cidade de David. O seu filho Acaz ocupou o trono.